SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TEMA: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS” UTILIZANDO AS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA:Brinquedos e Brincadeiras
PUBLICO ALVO: 2º ano do ensino fundamental
Duração: 2 semanas
JUSTIFICATIVA:
Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país.Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando agente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais.A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças.
Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:"Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de"peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior.Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos,brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio,
bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando carniça, etc."
Candido Portinari foi um artista muito importante , retratou em suas obras de forma bela e expressiva a realidade vivenciada pela sociedade em que estava inserido naquele momento não deixando de lado sua posição em relação às questões sociais .
Estudar este grande artista é instigar os alunos a curiosidade em compreender a arte como forma de expressão , de compreensão despertando o desejo do fazer artístico.
Aos alunos do segundo anos faz-se necessário estudar este artista já que Portinari, retratou em muitos de seus quadros brinquedos e brincadeiras de sua época e que muitas crianças vivenciam até hoje.
OBJETIVO GERAL
Dar a oportunidade aos alunos de conhecer as obras de Candido Portinari , oportunizando momentos lúdicos e divertidos tendo como tema principal os quadros que retratam a infância , mais especificamente “Brinquedos e brincadeiras despertando o interesse pela arte visual e formando opiniões através das releituras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Apreciar obras de arte que estabeleçam significado interpretativo
• Conhecer alguns dos principais aspectos da produção de Candido Portinari
• Apreciar obras de Candido Portinari;
• Conhecer a biografia de Candido Portinari;
• Relacionar a pintura de Candido Portinari à sua história de vida;
• Aprender diferentes técnicas de pintura;
• Respeitar as produções dos colegas. Conhecer brincadeiras representadas na arte de Portinari
• Conhecer fatos importantes da vida de Portinari
• Vivenciar algumas brincadeiras representadas no acervo de Cândido Portinari
• Representar, através de diferentes técnicas, algumas brincadeiras vivenciadas. estimular o desenvolvimento das habilidades estéticas na observação de Artes;
• Interagir harmoniosamente com os colegas e professor;
• Compartilhar o mesmo espaço e objetos em um momento de trabalho escolar;
• Adquirir habilidades de reconhecer e interpretar textos verbais e não-verbais
CONTEÚDOS:
• Leitura de imagem;
• Biografia do autor;
• Reconhecer um texto biográfico;
• Textos verbais e não verbais.
• A infância de ontem e de hoje;
• Conhecendo e produzindo brinquedos e brincadeiras antigas;
• Texto visual e contexto de produção de imagem;
MATERIAIS:
• Data show
• Materiais diversos, papel A4, lápis de cor, tinta guache, pincel,
• Giz de cera colorido, papel peso 40 A4, tinta guache preta ou tinta nanquim
• Reproduções das obras do autor em folha A4 para os alunos fazerem a leitura/releitura de imagem;
• Papéis diversos,sulfite, pardo,color set,etc, caneta esferográfica
• Lápis de cor, giz de cera,canetinha, etc
• Cola, tinta, pincel,etc
Desenvolvimento das Atividades:
INTRODUÇÃO:
• A turma vai assistir o vídeo: Retratos da Infância (por Cria Mineira)
1ª Atividade:Primeiras impressões de Portinari.
1º momento - Levantamento de conhecimentos prévios:
A partir deste filme o educador fará o seguinte questionamento:
• Quais brincadeiras estão retratadas no vídeo?
• Você já viu estas imagens antes?Onde?
• Você reconhece quadros nestas imagens?Quais?
2º momento:Conhecendo um pouquinho de Portinari
Você sabe de qual pintor a música fala?
O professor deverá apresentar Cândido Portinari como o artista que criou as obras apresentadas no filme: dizer seu nome, mostrar fotos e contar a história de fatos importantes vividos que revelem às crianças o momento sócio-histórico e cultural no qual ele viveu. ( com este material os alunos coletivamente farão um cartaz que ficará exposto na sala)
3º momento: As brincadeiras de Portinari
• Os alunos farão uma lista das brincadeiras apresentadas no vídeo
2ª atividade: Apreciando as obras de Portinari.
1º Momento: Observando e refletindo sobre as obras do pintor.
O professor deverá trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra e de suas próprias brincadeiras, observando também os detalhes e seus os elementos: linhas, formas e cores do quadro.
Futebol, de 1935, foi feito com tinta a óleo sobre tela de tecido. Tem 97 centímetros de altura por 1 metro e 30 de largura.
Meninos no Balanço, de 1960, tem 61 centímetros de altura e 49 centímetros de largura. Foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido.
Palhacinhos na Gangorra foi pintado em 1957 sobre madeira compensada com tinta a óleo.Tem 54 centímetros de altura e 65 centímetros de largura
Meninos Soltando Pipas provavelmente é de 1943. Com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura, foi pintado com tinta a guache sobre papel.
Meninos Brincando, de 60 centímetros de altura por 72 centímetros e meio de largura, foi feito em 1955 com tinta a óleo sobre tela de tecido
Meninos Soltando Papagaios é de 1947. Pintado em tinta a óleo sobre madeira, sua altura é de 60 centímetros e meio e sua largura é de 73 centímetros e meio
Meninos Pulando Carniça, de 1957, foi pintado com tinta a óleo sobre madeira. Tem 53 centímetros e meio de altura e 64 centímetros e meio de largura
Moleques Pulando Cela é de 1958. Pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido, tem 59 centímetros e meio de altura e 72 centímetros e meio de largura.
(Todos os quadros ficarão expostos na sala de aula)
Desenhando Brincadeiras
2º Momento: Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deverá questionar sobre as vivencias das crianças com relação à brincadeira,. Em seguida junto com o professor vão selecionar o quadro que mais gostaram. E com o auxílio
de um lápis grafite/caneta esferográfica vão desenhar sobre o papel a sua releitura da obra escolhida.
3º atividade- A infância de Portinari
1º momento:As relações de infância do pintor.
Voltando a apreciar os quadros os alunos serão questionados sobre as relações de infância retratadas pelo pintor (oralmente vão colocar suas idéias sobre o assunto).O professor então trará para a sala informações sobre a infância do escritor .As crianças farão então relações entre a infância do pintor e a infância que vivenciam hoje.Se utilizam os mesmos brinquedos e brincadeiras.
2º momento:A infância do presente sendo representada com a infância do passado.
Os alunos escolher um dos quadros para representar a infância de hoje ,fazendo interferência colagem, pintura, na obra Futebol, de 1935.
4ª Atividade:Vivenciando algumas brincadeiras
1º momento – Vamos brincar!!!!
O professor deverá iniciar a aula propondo à turma a realização de algumas brincadeiras. As brincadeiras sugeridas deverão fazer parte da temática incluída no acervo de obras de Cândido Portinari, como brincadeira de roda, pula carniça etc
Ao final da vivência, o professor deverá apresentar obras de Cândido Portinari relacionadas à temática e encaminhar a apreciação de algumas obras: o que elas estão vendo, crianças, animais, adultos, objetos? Qual ação está ocorrendo? A cena ocorre durante o dia ou à noite? A obra remete a lembranças? Quais?
Ronda Infantil de Cândido Portinari. Disponível em:
http://marciliomedeiros.zip.net/images/RondaInfantilPortinari.jpg
Pula carniça de Cândido Portinari. Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdDvhKtGUoLu4fkxRU4QTI0b-GWsOdkiRBOMywJ9er5QtEYJUr7z5RwuIFHddiqNNG_tGdRQpgeSoEMhav_1S5_c2JGM3lMs3EKisWy_Chmlw3vvD9TBJZyfqbSIBgkiK0-VpikdNkDEE/s400/portinari_pulandocarnica.jpg
2º momento – Representando as brincadeiras vivenciadas utilizando técnicas diferenciadas.
Em seguida, o professor deverá propor um momento de fazer artístico. O professor orientará às crianças a representarem as brincadeiras, através de algumas técnicas artísticas, tais como: desenho cego, pintura com pontilhismo ou giz de cera e vela, bricolagem... A sugestão é organizar os materiais por cantos para que as crianças possam manuseá-los de acordo com a técnica escolhida. Salientamos que, na primeira vez, o número de opções seja reduzido e que a oferta seja ampliada gradativamente.
5ª atividade: Criando novos brinquedos com as obras de Portinari.
Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nas obras estudadas: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, olho vivo, palavras cruzadas, caça-palavras etc
6ª atividade: É hora de escrever!!!
Os alunos irão selecionar uma das telas para fazer uma produção escrita sobre ela.
• O que você vê na tela?
• Quais são os elementos que compõe a tela?
• Descreva os sentimentos que você tem ao ver essa pintura?
CULMINÂNCIA:Exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos.
AVALIAÇÃO : Os alunos serão avaliados durante todo o processo. Através de expressões orais e gráficas, o professor deverá observar se as crianças demonstram ter conhecimentos sobre as brincadeiras representadas no acervo de obras de Cândido Portinari. Além disso, o professor deverá avaliar se a turma conhece fatos importantes da vida
BIBLIOGRAFIA:
http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm
http://www.fundacaoromi.org.br/images/Downloads/6encontroeducadores/oficna16portinari.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25659
Parâmetros Curriculares Nacionais - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06
TEMA:Brinquedos e Brincadeiras
PUBLICO ALVO: 2º ano do ensino fundamental
Duração: 2 semanas
JUSTIFICATIVA:
Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país.Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando agente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais.A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças.
Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:"Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de"peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior.Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos,brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio,
bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando carniça, etc."
Candido Portinari foi um artista muito importante , retratou em suas obras de forma bela e expressiva a realidade vivenciada pela sociedade em que estava inserido naquele momento não deixando de lado sua posição em relação às questões sociais .
Estudar este grande artista é instigar os alunos a curiosidade em compreender a arte como forma de expressão , de compreensão despertando o desejo do fazer artístico.
Aos alunos do segundo anos faz-se necessário estudar este artista já que Portinari, retratou em muitos de seus quadros brinquedos e brincadeiras de sua época e que muitas crianças vivenciam até hoje.
OBJETIVO GERAL
Dar a oportunidade aos alunos de conhecer as obras de Candido Portinari , oportunizando momentos lúdicos e divertidos tendo como tema principal os quadros que retratam a infância , mais especificamente “Brinquedos e brincadeiras despertando o interesse pela arte visual e formando opiniões através das releituras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Apreciar obras de arte que estabeleçam significado interpretativo
• Conhecer alguns dos principais aspectos da produção de Candido Portinari
• Apreciar obras de Candido Portinari;
• Conhecer a biografia de Candido Portinari;
• Relacionar a pintura de Candido Portinari à sua história de vida;
• Aprender diferentes técnicas de pintura;
• Respeitar as produções dos colegas. Conhecer brincadeiras representadas na arte de Portinari
• Conhecer fatos importantes da vida de Portinari
• Vivenciar algumas brincadeiras representadas no acervo de Cândido Portinari
• Representar, através de diferentes técnicas, algumas brincadeiras vivenciadas. estimular o desenvolvimento das habilidades estéticas na observação de Artes;
• Interagir harmoniosamente com os colegas e professor;
• Compartilhar o mesmo espaço e objetos em um momento de trabalho escolar;
• Adquirir habilidades de reconhecer e interpretar textos verbais e não-verbais
CONTEÚDOS:
• Leitura de imagem;
• Biografia do autor;
• Reconhecer um texto biográfico;
• Textos verbais e não verbais.
• A infância de ontem e de hoje;
• Conhecendo e produzindo brinquedos e brincadeiras antigas;
• Texto visual e contexto de produção de imagem;
MATERIAIS:
• Data show
• Materiais diversos, papel A4, lápis de cor, tinta guache, pincel,
• Giz de cera colorido, papel peso 40 A4, tinta guache preta ou tinta nanquim
• Reproduções das obras do autor em folha A4 para os alunos fazerem a leitura/releitura de imagem;
• Papéis diversos,sulfite, pardo,color set,etc, caneta esferográfica
• Lápis de cor, giz de cera,canetinha, etc
• Cola, tinta, pincel,etc
Desenvolvimento das Atividades:
INTRODUÇÃO:
• A turma vai assistir o vídeo: Retratos da Infância (por Cria Mineira)
1ª Atividade:Primeiras impressões de Portinari.
1º momento - Levantamento de conhecimentos prévios:
A partir deste filme o educador fará o seguinte questionamento:
• Quais brincadeiras estão retratadas no vídeo?
• Você já viu estas imagens antes?Onde?
• Você reconhece quadros nestas imagens?Quais?
2º momento:Conhecendo um pouquinho de Portinari
Você sabe de qual pintor a música fala?
O professor deverá apresentar Cândido Portinari como o artista que criou as obras apresentadas no filme: dizer seu nome, mostrar fotos e contar a história de fatos importantes vividos que revelem às crianças o momento sócio-histórico e cultural no qual ele viveu. ( com este material os alunos coletivamente farão um cartaz que ficará exposto na sala)
3º momento: As brincadeiras de Portinari
• Os alunos farão uma lista das brincadeiras apresentadas no vídeo
2ª atividade: Apreciando as obras de Portinari.
1º Momento: Observando e refletindo sobre as obras do pintor.
O professor deverá trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra e de suas próprias brincadeiras, observando também os detalhes e seus os elementos: linhas, formas e cores do quadro.
Futebol, de 1935, foi feito com tinta a óleo sobre tela de tecido. Tem 97 centímetros de altura por 1 metro e 30 de largura.
Meninos no Balanço, de 1960, tem 61 centímetros de altura e 49 centímetros de largura. Foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido.
Palhacinhos na Gangorra foi pintado em 1957 sobre madeira compensada com tinta a óleo.Tem 54 centímetros de altura e 65 centímetros de largura
Meninos Soltando Pipas provavelmente é de 1943. Com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura, foi pintado com tinta a guache sobre papel.
Meninos Brincando, de 60 centímetros de altura por 72 centímetros e meio de largura, foi feito em 1955 com tinta a óleo sobre tela de tecido
Meninos Soltando Papagaios é de 1947. Pintado em tinta a óleo sobre madeira, sua altura é de 60 centímetros e meio e sua largura é de 73 centímetros e meio
Meninos Pulando Carniça, de 1957, foi pintado com tinta a óleo sobre madeira. Tem 53 centímetros e meio de altura e 64 centímetros e meio de largura
Moleques Pulando Cela é de 1958. Pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido, tem 59 centímetros e meio de altura e 72 centímetros e meio de largura.
(Todos os quadros ficarão expostos na sala de aula)
Desenhando Brincadeiras
2º Momento: Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deverá questionar sobre as vivencias das crianças com relação à brincadeira,. Em seguida junto com o professor vão selecionar o quadro que mais gostaram. E com o auxílio
de um lápis grafite/caneta esferográfica vão desenhar sobre o papel a sua releitura da obra escolhida.
3º atividade- A infância de Portinari
1º momento:As relações de infância do pintor.
Voltando a apreciar os quadros os alunos serão questionados sobre as relações de infância retratadas pelo pintor (oralmente vão colocar suas idéias sobre o assunto).O professor então trará para a sala informações sobre a infância do escritor .As crianças farão então relações entre a infância do pintor e a infância que vivenciam hoje.Se utilizam os mesmos brinquedos e brincadeiras.
2º momento:A infância do presente sendo representada com a infância do passado.
Os alunos escolher um dos quadros para representar a infância de hoje ,fazendo interferência colagem, pintura, na obra Futebol, de 1935.
4ª Atividade:Vivenciando algumas brincadeiras
1º momento – Vamos brincar!!!!
O professor deverá iniciar a aula propondo à turma a realização de algumas brincadeiras. As brincadeiras sugeridas deverão fazer parte da temática incluída no acervo de obras de Cândido Portinari, como brincadeira de roda, pula carniça etc
Ao final da vivência, o professor deverá apresentar obras de Cândido Portinari relacionadas à temática e encaminhar a apreciação de algumas obras: o que elas estão vendo, crianças, animais, adultos, objetos? Qual ação está ocorrendo? A cena ocorre durante o dia ou à noite? A obra remete a lembranças? Quais?
Ronda Infantil de Cândido Portinari. Disponível em:
http://marciliomedeiros.zip.net/images/RondaInfantilPortinari.jpg
Pula carniça de Cândido Portinari. Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdDvhKtGUoLu4fkxRU4QTI0b-GWsOdkiRBOMywJ9er5QtEYJUr7z5RwuIFHddiqNNG_tGdRQpgeSoEMhav_1S5_c2JGM3lMs3EKisWy_Chmlw3vvD9TBJZyfqbSIBgkiK0-VpikdNkDEE/s400/portinari_pulandocarnica.jpg
2º momento – Representando as brincadeiras vivenciadas utilizando técnicas diferenciadas.
Em seguida, o professor deverá propor um momento de fazer artístico. O professor orientará às crianças a representarem as brincadeiras, através de algumas técnicas artísticas, tais como: desenho cego, pintura com pontilhismo ou giz de cera e vela, bricolagem... A sugestão é organizar os materiais por cantos para que as crianças possam manuseá-los de acordo com a técnica escolhida. Salientamos que, na primeira vez, o número de opções seja reduzido e que a oferta seja ampliada gradativamente.
5ª atividade: Criando novos brinquedos com as obras de Portinari.
Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nas obras estudadas: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, olho vivo, palavras cruzadas, caça-palavras etc
6ª atividade: É hora de escrever!!!
Os alunos irão selecionar uma das telas para fazer uma produção escrita sobre ela.
• O que você vê na tela?
• Quais são os elementos que compõe a tela?
• Descreva os sentimentos que você tem ao ver essa pintura?
CULMINÂNCIA:Exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos.
AVALIAÇÃO : Os alunos serão avaliados durante todo o processo. Através de expressões orais e gráficas, o professor deverá observar se as crianças demonstram ter conhecimentos sobre as brincadeiras representadas no acervo de obras de Cândido Portinari. Além disso, o professor deverá avaliar se a turma conhece fatos importantes da vida
BIBLIOGRAFIA:
http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm
http://www.fundacaoromi.org.br/images/Downloads/6encontroeducadores/oficna16portinari.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25659
Parâmetros Curriculares Nacionais - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06
Nenhum comentário:
Postar um comentário