TEMA: Brincando e aprendendo a aprendendo com o lúdico na alfabetização
JUSTIFICATIVA
O Projeto o lúdico na educação infantil é importante, por ser um procedimento de real valor no desenvolvimento de qualquer conteúdo.Trabalhando com jogos o professor contará com um ambiente descontraído, onde a aprendizagem acontecerá naturalmente e evitará certos desgastes que um procedimento mais rígido, poderá proporcionar uma maneira prazerosa de trabalhar, durante vários momento dentro e fora da sala de aula.
Esse projeto caracteriza-se como um projeto de inovação pedagógica, tanto no que se refere à forma de organizar e articular os conteúdos curriculares, como nas estratégias utilizadas para promover o encontro entre o conhecimento e as demandas do mundo real.
O presente projeto tem por objetivo transformar o trabalho dos professores em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas aquisições do saber no sentido de despertar novas aquisições do conhecimento para o ao processo de desenvolvimento do educando, levando a uma prática mais significativa na forma de ensinar, provocando assim, uma nova maneira de agir e pensar através do lúdico. Possibilitando assim, uma via de compreensão do brincar e sua importância na vida humana, levando à reflexão a respeito da naturalidade da atividade lúdica e sua relevância inclusive para indivíduos adultos.
Assim, as aulas foram enriquecidas com didáticas envolventes, usando outros instrumentos que promovesse a participação das crianças. Principalmente, as crianças que tem um verdadeiro fascínio pelas brincadeiras permitindo colocar o conhecimento e os valores em ação. O lúdico é considerado um dos elementos fundamentais para que o processo de ensino-aprendizagem possa superar os indesejáveis métodos da descoberta, do conteúdo pronto, acabado e repetitivo, que tornam a educação tão maçante, sem vida e sem alegria.
Piaget afirma que o jogo proporciona à criança viver momentos de colaboração, competição e também de oposição, ensinando-as a conhecer regras, respeitar o companheiro e aumentar os contatos sociais, ajuda ainda na superação do egocentrismo. O jogo oportuniza o desenvolvimento motor da criança, permitindo que ela crie e monte seus próprios jogos melhorando as suas habilidades, motiva-a também a ultrapassar seus limites.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver uma proposta pedagógica, através das atividades lúdicas como promotores de aprendizagem e desenvolvimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- · Proporcionar o prazer da aprendizagem através do lúdico
- · Conhecer um ambiente diversificado que vem a produzir aprendizagens significativas para as crianças;
- · Estimular a criatividade e a expressão das crianças
- · Estimular o gosto pela leitura através das atividades lúdicas;
- · Desenvolver o raciocínio lógico-matemático das crianças com criatividade.
- · Oferecer oportunidade às crianças para interação com os adultos, favorecendo a sua expressão e o seu desenvolvimento;
- · Oportunizar vivências de novas práticas avaliativas no cotidiano da sala de aula;
- · Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino-aprendizagem;
- · Refletir criticamente sobre os encaminhamentos da prática pedagógica que tenham como referência ao lúdico;
- · Reconhecer os jogos como elementos didático na prática docente;
- · Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, visando a leitura mais prazerosa.
RESULTADOS ESPERADOS
O projeto seguir á a linha construtivista, para a construção dos saberes, como uma proposta de desenvolver as habilidades e a criatividade do aluno. As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais.
Espera-se que este projeto possibilite a todos os participantes que a brincadeira possa ser entendida como um diálogo simbólico entre a criança e a realidade em que está inserida. Jogar é importante, por ser um procedimento de real valor no desenvolvimento de qualquer conteúdo. Trabalhando com jogos o professor contará com um ambiente descontraído, onde a aprendizagem acontecerá naturalmente e evitará certos desgastes que um procedimento mais rígido, podendo assim, proporcionar uma aprendizagem mais prazerosa. E que desperte no educador o espírito de cooperação e de trabalho conjunto no sentido de metas comuns. Afirma Piaget que o jogo proporciona à criança viver momentos de colaboração, competição e também de oposição, ensinando-as a conhecer regras, respeitar o companheiro e aumentar os contatos sociais, ajuda ainda na superação do egocentrismo. O jogo oportuniza o desenvolvimento motor da criança, permitindo que ela crie e monte seus próprio jogos melhorando as suas habilidades, motiva-a também a ultrapassar seus limites.
PLANO DE AÇÃO
As ações serão desenvolvidas visando uma aprendizagem mais significativa, dinâmica, criativa que possibilite ao educando interagir no sentido de trazer e oportunizar as atividades lúdicas a desenvolver as habilidades psicomotoras dos indivíduos envolvidos no processo educacional.
O projeto contará com oficinas culturais para os professores. Atividades culturais desenvolvidas por grupos de atores e professores convidados, voltadas para complementação escolar, arte, educação e jogos e brincadeiras a fim de buscar novos valores culturais e dinamicidade para a educação infantil.
CONTEÚDOS
Pipa encantada
Trabalhar com história infantis.
Montagem de quebra-cabeça e caixa surpresa;
Contando através dos jogos e brincadeiras,
Montagem de jogos educativos
Matemática (números e formas geométricas, contas as quatro operações, grandezas)
Ciências (sucatas, meio ambiente e higiene)
Coordenação motora
Música
Revista em quadrinhos
METODOLOGIA
Durante o período de desenvolvimento deste projeto, foram realizadas atividades lúdicas, a fim de enriquecer as atividades e torná-las ainda mais enriquecedoras para o desenvolvimento psicossocial dos alunos.
A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto brincando e aprendendo através do lúdico na educação infantil . O processo avaliativo foi diagnóstico, processual e contínuo a fim de buscar atingir a eficiência , a eficácia e a efetividade, através das atividades. Para Libâneo (2007, p.196) a "avaliação é como uma componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, a determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes".
As aulas aconteceram com a diversificação do uso do espaço de salas de aula e da Biblioteca escolar, incentivando à integração ao conteúdo programático administrado de forma a facilitar o acesso do aluno e a aguçar o gosto pela leitura, estimulando para a criação de novos saberes.
RECURSOS UTILIZADOS
Jogos, brinquedos e brincadeiras, quebra-cabeça, tampas de garrafas peti, lápis hidrocor, tintas, pinceis, papel A4, revistas de gibis, livros de histórias infantis, CD, DVD, jogos de argolas, domino dos bichos e dos números, EVA, papel, tinta guache, papel seda, palito de churrasco, cola, glitter,etc.
CULMINÂNCIA: Montagem dos trabalhos realizados, com total apoio da gestão escolar, professores, alunos e pais de alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação através de relatórios durante todo o processo.
DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto teve a duração de dois meses, e será implantado sempre que for necessário para uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Assim, o projeto proporcionou alcançar os resultados esperados devido a autonomia das ações dos aluno incentivando a capacidade de troca com o outro, errando, acertando e aparando arestas da rotina escolar.
A criança a apresentar um melhor desempenho nas brincadeiras e jogos precisa escolher livremente com quem e do que irão brincar. A função do adulto nessa atividade é de observador, uma vez que não é ele quem configura a atividade, porém, não se trata de um observador passivo, pois nesse momento pode perceber como estão se dando as relações de sociabilidade entre as crianças do grupo, quem consegue resolver sozinho seus desentendimentos, e a proposição de desafios inovadores.
REFERENCIAS
ALVES, Rubem. Alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1994.
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.
CUNHA, N. H. S. - Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 3. Ed. São Paulo: Vetor, 2001.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado.Petrópolis: Vozes, 2003
SANTOS, C.A. Jogos e atividades lúdicas na alfabetização. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
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