PROJETO: NO MUNDO ENCANTADO DAS FÀBULAS
Projeto de Aprendizagem - Fábulas
Duração: Agosto - Dezembro
Alunos 3° Ano
Professora:
PROJETO: NO MUNDO ENCANTADO DAS FÁBULAS
Objetivo Geral
Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.
Duração: Agosto - Dezembro
Alunos 3° Ano
Professora:
PROJETO: NO MUNDO ENCANTADO DAS FÁBULAS
Objetivo Geral
Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.
Objetivos específicos:
Discutir sobre fábula,
Proporcionar momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus comentários,
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos, ilustrações e desenhos
Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.
Discutir sobre fábula,
Proporcionar momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus comentários,
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos, ilustrações e desenhos
Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.
Justificativa:
É prazeroso trabalhar com fábulas, interpretá-las, conhecer tudo o que se esconde na fantasia de cada texto, se envolver no que se encontra por trás de cada leitura, questionar os valores, analisar as mensagens trazendo para as nossas vidas.
Através de uma atividade com fábulas, o professor pode despertar nos alunos o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção textual, da ilustração, da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos.
Metodologia
Para o bom desenvolvimento desse projeto será oferecido um trabalho de pesquisa para que os alunos possam conhecer alguns autores de fábulas, principalmente aqueles em que suas obras são mais comentadas como: ( Leonardo da Vince, Esopo, La Fontaine),
Proporcionar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e comentários,
Disponibilizar um acervo do referido gênero para a turma,
Leitura no pátio da escola,
Publicar um livreto de fábulas produzido pelos próprios alunos. O qual será postado num blog,
Motivar os alunos para que escolham fábulas e sintam prazer na leitura,
Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.
Atividades:
Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.
Atividades:
Cada semana um grupo deve escolher uma fábula e fazer dramatização para o restante da turma
Com situações do cotidiano, os alunos produzirão novas fábulas e ilustrarão
As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e / ou nos espaços da escola.
Será utilizado o laptop em visitas nos sites para que os alunos conheçam outros textos dos autores acima citados,
Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas pelos alunos (as).
Com situações do cotidiano, os alunos produzirão novas fábulas e ilustrarão
As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e / ou nos espaços da escola.
Será utilizado o laptop em visitas nos sites para que os alunos conheçam outros textos dos autores acima citados,
Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas pelos alunos (as).
DesenvolvimentoLíngua Portuguesa
Ortografia
Produção de texto
Pontuação
Oralidade e escrita
Ciências
Cidadania
Meio Ambiente
Artes
Ilustrações
Desenhos
Dramatizações
Ortografia
Produção de texto
Pontuação
Oralidade e escrita
Ciências
Cidadania
Meio Ambiente
Artes
Ilustrações
Desenhos
Dramatizações
Expressar-se de maneira adequada à leitura
Filosofia
Discussão sobre a mensagem do texto ( moral da história)
Produto final
Confecção de um livro de fábulas produzidos pelos alunos
Filosofia
Discussão sobre a mensagem do texto ( moral da história)
Produto final
Confecção de um livro de fábulas produzidos pelos alunos
Material de apoio
Livros diversos de autores de fábulas, laptop, internet, caderno, folhas de cartolinas,ofício...
Produzi alguns textos do gênero fábulas, como incentivo, dando início ao projeto. O livro que os alunos do terceiro ano C, irão publicar, terá como título:
FÁBULAS ENGRAÇADAS. Veja os textos:
APRESENTAÇÃO
ÍNDICE
- A ONÇA E O ELEFANTE
- OS BONS AMIGOS
- O SABIÁ E O CANARINHO
- A ABELHA E A LAGARTA
- A FESTA DA BICHARADA
- O DESESPERO DO LEÃO
- OS PESCOÇUDINHOS
- O BEIJA-FLOR E A ABELHA
- A GALINHA E A RAPOSA
- O MACACO E O PAVÃO
- O SAPO E A MINHOCA
A ONÇA E O ELEFANTE
CERTO DIA SE ENCONTRARAM
NA MARGEM DE UM RIO
UM ELEFANTE E UMA ONÇA
O ENCONTRO CAUSOU ARREPIO
O ELEFANTE ORGULHOSO
MOSTRANDO SUA GRANDEZA
A ONÇA NÃO SE INTIMIDOU
MOSTROU SUA BELEZA
A INVEJA LOGO NASCEU
NO CORAÇÃO DO COITADO
PARA UM DELICIOSO ALMOÇO
A ONÇA O DEIXOU CONVIDADO
NO DIA DO COMBINADO
ELE NÃO APARECEU
A ONÇA FICOU FURIOSA
DE RAIVA ADOECEU
ELA NÃO ACEITAVA
SER, POR ELE,ENGANADA
FOI NA CASA DO ELEFANTE
MUITO DESAFORADA
COM MEDO DAS SUAS GARRAS
DESCULPOU-SE BEM ATENTO
DISSE QUE NÃO FOI DESFEITA
FOI MESMO FALTA DE TEMPO
ELA NÃO ACREDITOU
CONTINUOU MUITO BRAVA
MOSTROU SUAS GARRAS
MAS NÃO ACONTECEU NADA
DISSE QUE A NATUREZA
NÃO MERECE AGRESSÃO
QUE O REINO ANIMAL
DEVE VIVER EM UNIÃO
A INVEJA SÓ DESTRÓI
TIRA A PAZ DO CORAÇÃO
CRIA SENTIMENTO RUIM
PARA ISSO DIGA NÃO!
OS BONS AMIGOS
UMA LAGARTIXA E O CAMALEÃO
NUMA ESTRADA SE ENCONTRARAM
TORNARAM-SE BONS AMIGOS
DEPOIS SE SEPARARAM
O CAMALEÃO COMBINOU
IR VISITAR A LAGARTIXA AMIGA
A PROMESSA NÃO FOI CUMPRIDA
A LAGARTIXA FICOU TRISTE
PENSATIVA A CHORAR
COM SAUDADES DO AMIGO
NÃO QUIS NO PIOR ACREDITAR
O CAMALEÃO SE ARRUMOU
PARA A AMIGA IR VISITAR
NO CAMINHO ALGO ACONTECEU
ELE NÃO CONSEGUIU CHEGAR LÁ
UNS MENINOS ATIRANDO PEDRAS
ACERTARAM EM SUA CABEÇA
ELE FICOU MACHUCADO
TRISTE,TONTO E SEM DEFESA
A LAGARTIXA PREOCUPADA
COM A FALTA DO AMIGO
ESPEROU POR MUITAS HORAS
JÁ PENSANDO EM GRANDE PERIGO
O CAMALEÃO MACHUCADO
NÃO PODIA FAZER NADA
DIZIA NO SEU CORAÇÃO
É UMA MALDADE DANADA
MALTRATAR OS ANIMAIS
É FEIO, É FALTA DE AMOR
ELES SOFREM E FICAM TRISTES
ELES TAMBÉM SENTEM DOR
O SABIÁ E O CANARINHO
UM SABIÁ CANTANDO
NUMA ÁRVORE ERA ESCUTADO
O SEU CANTO MUITO LINDO
UM MENINO FICOU ADMIRADO
TODOS OS DIAS ELE OUVIA
AQUELE CANTO TÃO BELO
NA ARMADILHA O PÁSSARO CAIU
POR CAUSA DE UNS FARELOS.
O SABIÁ PRESO NA GAIOLA
CANTAVA TRISTE O COITADO
COM SAUDADES DOS FILHOTES
QUE NO NINHO HAVIA DEIXADO
TODAS AS MANHÃS BEM CEDINHO
ELE CANTAVA A TRISTE MELODIA
CHAMANDO SEUS FILHOTINHOS
ERA SEMPRE ASSIM SUA CANTORIA.
NO DIA SEGUINTE APARECEU
UMA GAIOLA AM SUA FRENTE
ERA UM POBRE CANARINHO
NÃO FICOU NADA CONTENTE.
UM FALAVA PARA O OUTRO
DAQUELA PRISÃO SEM MERECER
OS DOIS CANTAVAM TRISTES
DIZENDO QUE NADA PODIAM FAZER
O SABIÁ PERGUNTOU
PARA O CANARINHO AMIGO:
- ONDE ESTÃO SEUS FILHOTES?
- NUMA ÁRVORE, SEM ABRIGO.
O CANARINHO TRISTE, DIZIA:
”VOAR É O QUE EU QUERO”.
O AMIGO NADA PODIA FAZER
ESTAVAM EM GRADES DE FERRO.
SEM ACHAREM UMA SAÍDA
DIALOGAVAM PREOCUPADOS
PENSAVAM EM CRIAR UM PLANO
DE SAIR DALI DE IMEDIATO
O CANARINHO BEM DEPRESSA
FALOU AO SABIÁ COM SINCERIDADE:
- PELO TEMPO QUE ESTÁS AQUI
POR QUE NÃO PEDES SUA LIBERDADE?
O SABIÁ RESPONDEU AO AMIGO:
-A LIBERDADE, VIVO ESPERANDO.
TODO DIA, CONFIANDO, PEÇO,
MAS SÓ SEI PEDIR CANTANDO.
TODOS TÊM O DIREITO
DE VIVER COM LIBERDADE
MAS NEM TODOS COMPREENDEM
ESSA É UMA GRANDE VERDADE
UMA ABELHINHA VOANDO
EM VOLTA DE UMA PLANTA
CONHECEU UMA LAGARTA
COMENDO ENCHENDO A PANÇA
A ABELHINHA PREOCUPADA
VENDO AS FOLHAS ESTRAGADAS
PENSOU QUE A AMIGA,
AQUILO TUDO DANIFICAVA
CONVERSANDO AS DUAS A SÓS
A ABELHA ACONSELHOU A AMIGA
PEDIU QUE TAL COISA NÃO FIZESSE
A NATUREZA DE CUIDADO PRECISA.
A LAGARTA MUITO BEM EXPLICOU:
COM UM AR DE IRONIA
QUE NÃO ESTRAGAVA ALI NADA
ERA SEU ALIMENTO DE CADA DIA
A ABELHA ENTENDEU O ASSUNTO
E PEDIU DESCULPAS, ENTÃO
POIS QUEM DESTRÓI A NATUREZA
É QUEM NÃO TEM BOM CORAÇÃO.
AS DUAS FIZERAM AS PAZES
E ACABARAM COM AQUELA INTRIGA
COMPREENDERAM QUE O MELHOR
É CONTINUAREM SENDO AMIGAS
CUIDANDO DA NATUREZA
COMO FAZEM OS ANIMAIS.
SE OS HUMANOS AJUDASSEM
SERIA BOM ATÉ DEMAIS
A FESTA DA BICHARADA
CERTO DIA UM SAPINHO
PROGRAMOU UMA FESTA
SÓ CONVIDOU SEUS AMIGOS
PARA A GRANDE SERESTA
FOI NA CASA DO PAVÃO
PEDIU PARA NÃO FALTAR
QUE PODIA LEVAR A FAMÍLIA
PARA AOS AMIGOS RECEPCIONAR
CONVIDOU OS PASSARINHOS
PARA NA SUA FESTA CANTAR
O URUBU COM SUA VIOLA
PARA A TODOS ENCANTAR
OS OUTROS SAPOS DA LAGOA
FORAM CONVIDADOS TAMBÉM
PARA DA FESTA PARTICIPAR
E NÃO FALTAR NINGUÉM
CONVIDOU A TARTARUGA
FALOU PRA NÃO ANDAR DEVAGAR
QUE A FESTA SERÁ MUITO BOA
NÃO PODE SE ATRASAR
AS ABELHAS, AS LAGARTIXAS
PEDIU QUE FOSSEM FESTEJAR
COM ROUPAS BEM BONITAS
CADA UMA COM SEU PAR
UMA COBRA COM MUITA RAIVA
LÁ EMBAIXO DE UMA MOITA
TRISTE NÃO SE CONFORMAVA
ARRASTAVA-SE BEM AFOITA
DIZENDO ISSO NÃO SE FAZ
PENSANDO EM SEU CORAÇÃO
QUERIA SER CONVIDADA
DISSE SER DISCRIMINAÇÃO
OS PARES SE FORMARAM
PARA A DANÇA COMEÇAR
A COBRA INDIGNADA
NÃO QUIS NEM COMENTAR
QUEM VIVE DE MAU HUMOR
E NÃO SABE FAZER AMIZADE
ENTRISTECE O CORAÇÃO
PERDE MUITA OPORTUNIDADE
O DESESPERO DO LEÃO
UM LEÃO CAMINHANDO
NA MARGEM DE UMA ESTRADA
PISOU NUM FORMIGUEIRO
DISSE NÃO VALER NADA
SEGUINDO EM FRENTE
LOGO FICOU ESPANTADO
UMA COCEIRA EM SEU CORPO
DEIXOU-O PREOCUPADO
UMA FORMIGUINHA SUBIU
PELA PATA DO LEÃO
PARA SE LIVRAR DO PERIGO
E NÃO PROCURAR CONFUSÃO
A FORMIGUINHA CAMINHANDO
PROCURANDO ALCANÇAR
O OUVIDO DO LEÃO
PARA PODER CONVERSAR
O LEÃO SE ESPERNEANDO
COM A COCEIRA TAMANHA
FOI PATADAS PRA TODO LADO
DIZIA SER COISA ESTRANHA
A FORMIGUINHA ASSOMBRADA
QUERENDO TUDO EXPLICAR
NÃO CONSEGUINDO NADA
CONTINUOU A CAMINHAR
ENTROU NO NARIZ DO LEÃO
VIU QUE O LUGAR ERA ESTRANHO
ELE COMEÇOU A ESPIRRAR
ELA PENSOU ESTAR NO BANHO
O LEÃO FICOU APAVORADO
CAUSOU GRANDE CONFUSÃO
DOS ANIMAIS DA FLORESTA
CHAMOU TODA ATENÇÃO
DEU TANTO ESPIRRO
QUE FERIU O SEU NARIZ
A FORMIGA ESCORREGOU
E TEVE UM FINAL FELIZ
NÃO DESPREZE O OUTRO
PENSANDO SER O MAIOR
TODOS MERECEM RESPEITO
PODE ACONTECER O PIOR
OS PESCOÇUDINHOS
NUM SÍTIO ARBORIZADO
ACONTECEU UM PROBLEMA
NUM GALINHEIRO ORGANIZADO
COMEÇOU UM DILEMA
A GALINHA NO SEU NINHO
VIU OVOS BEM ESTRANHOS
ELA FICOU MUITO ZANGADA
NÃO ACEITOU O TAL GANHO
OS FILHOTES NASCERAM
ELA DISSE QUE NÃO QUERIA
AQUELES PESCOÇUDOS
NO SEU NINHO NÃO DEIXARIA
- OS MEUS FILHOTES SÃO LINDOS
ESSES DEVEM SER DA PERUA
SÃO FEIOS DIFERENTES DOS MEUS
VOU JOGÁ-LOS NO OLHO DA RUA
UMA VAQUINHA LÁ DO SÍTIO
DISSE PRA GALINHA, COM JEITO
QUE NÃO OS JOGASSEM NA RUA
EXIGIU PARA ELES RESPEITO
A GALINHA PENSOU, PENSOU
E MUDOU SUA OPINIÃO
NÃO FEZ MAL AOS PESCOÇUDOS
FALOU FORTE O SEU CORAÇÃO
RESPEITAR AS DIFERENÇAS
É ATITUDE MUITO IMPORTANTE
SER DIFERENTE, NÃO É SER FEIO
RESPEITE, NÃO SEJA DESELEGANTE
O BEIJA-FLOR E A ABELHA
UM DIA CONVERSANDO
O BEIJA-FLOR E A ABELHA
FALAVAM DO SEU TRABALHO
QUE EM TUDO SE ASSEMELHA
O BEIJA-FLOR DISSE SE ALIMENTAR
DO NÉCTAR DIARIAMENTE
A ABELHA FALOU TAMBÉM
SEU COSTUME NÃO É DIFERENTE
ALEGRANDO-SE DISSERAM
QUE ERAM ÓTIMOS VOADORES
E AO SE ALIMENTAREM DO NÉCTAR
SENTIAM O CHEIRO DAS FLORES
QUE SÃO BONS AGENTES
NO DIA-A-DIA NA POLINIZAÇÃO
NO EQUILÍBRIO DA NATUREZA
FAZEM SEMPRE UMA BOA AÇÃO
A GALINHA E A RAPOSA
A GALINHA LÁ NA ROÇA
VIVIA MUITO FOLGADA
MAS UM DIA APARECEU
UMA RAPOSA MALVADA
A GALINHA BOTAVA OVOS
NO NINHO, DESPREOCUPADA
SAÍA CANTANDO ALEGRE
A TODO MUNDO ELA AVISAVA
MAS SEU SOSSEGO ACABOU
SUA MORADA FOI DESCOBERTA
A DONA RAPOSA APARECEU
POIS É SEMPRE MUITO ESPERTA
CADA DIA QUE PASSAVA
PROCURAVA UM ESCONDERIJO
PARA BOTAR OS SEUS OVOS
E VIVER FELIZ EM SEU ABRIGO
MAS NÃO PARAVA DE GRITAR
QUANDO UM OVO ELA BOTAVA
SEMPRE ESTAVA ANUNCIANDO
SUA INIMIGA A ESCUTAVA
A RAPOSA PREDADORA
ESCONDEU-SE NUM BARRANCO
DEVOROU OS OVOS DA GALINHA
DEPOIS ASSISTIU SEU PRANTO
O SILÊNCIO É BEM MELHOR
GRITAR NÃO É A SOLUÇÃO
A POBREZINHA DA GALINHA
NÃO TEVE ESSA COMPREENSÃO
A GRITARIA SÓ CAUSA
GRANDE ABORRECIMENTO
É DIFÍCIL A CONVIVÊNCIA
COM TAL TEMPERAMENTO
O BARULHO ATRAPALHA
MUITO A NOSSA AUDIÇÃO
PODEMOS TER PREJUÍZO
PELA FALTA DE ATENÇÃO
O MACACO E O PAVÃO
O MACACO E O AMIGO PAVÃO
AO ANDAREM PELA FLORESTA
DO ALTO DE UMA ÁRVORE
ESCUTAVAM UMA ORQUESTRA.
COM TODO AQUELE BARULHO
O PAVÃO FICOU BEM ENTRETIDO
OUVINDO O CANTO DOS PÁSSAROS
NÃO PERCEBEU A FALTA DO AMIGO.
O MACACO SAIU A OBSERVAR
PASSO A PASSO AQUELA PAISAGEM
ANDOU, TANTO, QUE SE CANSOU
PREOCUPADO COM CADA IMAGEM
FALANDO CONSIGO MESMO:
- PORQUE EXISTE DESTRUIÇÃO?
A NATUREZA É TÃO BELA
TEMOS QUE AMAR DE PAIXÃO!
DIZENDO QUE OS ANIMAIS
NÃO FAZEM TAL DESTRUIÇÃO
SE FOR O SER HUMANO
ELE NÃO TEM CORAÇÃO
OS RIOS ESTÃO POLUÍDOS
ÁGUA LIMPA NÃO EXISTEM NÃO
O QUE IRÁ ACONTECER
COM TANTA POLUIÇÃO?
AS ÁRVORES ESTÃO DERRUBANDO
LUGAR DOS PÁSSAROS MORAR
- CADÊ FRUTAS PARA O ALIMENTO
CADÊ SOMBRA PRA DESCANSAR?
VOLTOU CONVERSOU COM O AMIGO
O QUE VIU, PREOCUPADO,FOI DIZENDO
O AMIGO PAVÃO EXPLICOU:
ISSO O SER HUMANO ESTÁ FAZENDO.
O SER HUMANO PRECISA
COM OS ANIMAIS APRENDER
A PROTEGER A NATUREZA
COM ELES ADQUIRIR MAIS SABER
O SAPO E A MINHOCA
NA BEIRA DE UMA LAGOA
VIVIA O SAPINHO CINZENTO
ATENTO PROCURANDO
POR ALI O SEU ALIMENTO
DE REPENTE ELE AVISTOU
NUM BARCO NAQUELA LAGOA
SUA AMIGUINHA A MINHOCA
DESCANSANDO LÁ NA PROA
ELA DEPRESSA CHAMOU
SEU AMIGUINHO O CINZENTO
QUERIA SAIR DAQUELE LUGAR
PRA PROCURAR ALIMENTO
OS DOIS SE ENCONTRARAM
COMEÇARAM A CONVERSAR
O SAPO DISSE PRA MINHOCA:
- VAMOS DE NOSSAS VIDAS FALAR?
O SAPO FALOU QUE SE ALIMENTA
DE INSETOS NA PLANTAÇÃO
QUE É ÚTIL NA LAVOURA
E INIMIGO DA DESTRUIÇÃO
A MINHOCA DISSE QUE CAVA O SOLO
E QUE TAMBÉM É ÚTIL NA PLANTAÇÃO
AJUDA A PASSAGEM DO AR E DA ÁGUA
E MELHORA NAS PLANTAS A NUTRIÇÃO
OS DOIS NO DIÁLOGO DISSERAM
QUE ERA MELHOR DAR AS MÃOS
NOS CUIDADOS COM A NATUREZA
TINHAM A MESMA INTENÇÃO
CONTINUARAM NO DIÁLOGO
NAQUILO TUDO FALANDO
DIZENDO QUE SERIA BOM
DAR ESSA IDEIA AO SER HUMANO
Os sapos, são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos.
As minhocas ingerem grandes quantidades de terra (solo), as digerem, retiram dela os alimentos de maior valor e eliminam o restante, após realizada a digestão, como fezes muito ricas em nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, todos eles elementos solúveis na água e que, por isso, podem ser rapidamente absorvidos, como alimentos, pelas plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário