Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

PROJETO: CONTANDO E CANTANDO HISTÓRIAS DO EIXO DE LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR




1- FONTE DO TORORÓ

 

 


2-O MEU GALINHO

CANTIGAS POPULARES

HÁ TRÊS NOITES QUE EU NÃO DURMO, OLA LÁ !
POIS PERDI O MEU GALINHO, OLA LÁ !
COITADINHO, OLA LÁ ! POBREZINHO, OLA LÁ !
EU PERDI LÁ NO JARDIM.

ELE É BRANCO E AMARELO, OLA LÁ !
TEM A CRISTA VERMELHINHA, OLA LÁ !
BATE AS ASAS, OLA LÁ ! ABRE O BICO, OLA LÁ !
ELE FAZ QUI-RI-QUI-QUI.

JÁ RODEI EM MATO GROSSO, OLA LÁ !
AMAZONAS E PARÁ, OLA LÁ !
ENCONTREI, OLA LÁ ! MEU GALINHO, OLA LÁ !
NO SERTÃO DO CEARÁ !


3-PARLENDAS


LÁ EM CIMA DAQUELE MORRO
TEM UM PÉ DE ABRICÓ
QUEM QUISER CASAR COMIGO
VAI PEDIR À MINHA AVÓ.

4- PARELENDA POR DETRÁS DAQUELE MORRO

POR DETRÁS DAQUELE MORRO
PASSA BOI, PASSA BOIADA,
TAMBÉM PASSA MORENINHA
DE CABELO CACHEADO.
5- HISTÓRIAS DE PRINCESAS
6- HISTÓRIA DA RAPUNZEL ( clássicos)
7- HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE ( clássicos)

8- MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO

INEZITA BARROSO

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ TIN-DO-LELÊ
OUTRA VEZ TIN-DO-LALÁ

MORENA, MINHA MORENA
CORPO DE LINHA TORCIDA
QUEIRA DEUS VOCÊ NÃO SEJA
PERDIÇÃO DA MINHA VIDA

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ TIN-DO-LELÊ
OUTRA VEZ TIN-DO-LALÁ

QUEM TEM AMORES NÃO DORME
NEM DE NOITE, NEM DE DIA
DÁ TANTAS VOLTAS NA CAMA
COMO PEIXE N´ÁGUA FRIA

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ TIN-DO-LELÊ
OUTRA VEZ TIN-DO-LALÁ

A FOLHINHA DO ALECRIM
CHEIRA MAIS QUANDO PISADA
HÁ MUITA GENTE QUE É ASSIM,
QUER MAIS BEM SE DESPREZADA

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ TIN-DO-LELÊ
OUTRA VEZ TIN-DO-LALÁ


9-MULHER RENDEIRA
ZÉ DO NORTE


OLÉ, MULHER RENDEIRA,
OLÉ MULHÉ RENDÁ
TU ME ENSINA A FAZER RENDA,
EU TE ENSINO A NAMORÁ.
OLÉ, MULHER RENDEIRA,
OLÉ MULHÉ RENDÁ,
TU ME ENSINA A FAZER RENDA,
EU TE ENSINO A NAMORÁ.

OLÉ, MULHER RENDEIRA,
OLÉ MULHÉ RENDÁ,
SAUDADE LEVO COMIGO,
SOLUÇO VAI NO EMBORNÁ.

OLÉ, MULHER RENDEIRA,
OLÉ MULHÉ RENDÁ,
SE VOCÊ TÁ ME QUERENDO,
VAMO PRA IGREJA, VAMO CASÁ.

OLÉ, MULHER RENDEIRA,
OLÉ MULHÉ RENDÁ,
E DEPOIS DE NÓIS CASADO,
VOU PRA ROÇA, VOU PRANTÁ.

OLÉ, MULHER RENDEIRA,
OLÉ MULHÉ RENDÁ,
TU ME ENSINA A FAZER RENDA,
EU TE ENSINO A NAMORÁ.

OLÉ, MULHER RENDEIRA,
OLÉ MULHÉ RENDÁ


10- HISTÓRIA DA CINDERELA ( clássicos)

11- PONTE DA VINHAÇA

LÁ NA PONTE DA VINHAÇA,
TODO MUNDO PASSA.

AS LAVADEIRAS FAZEM ASSIM... (BIS0
ASSIM, ASSADO,
CARNE SECA COM ENSOPADO !

AS COZINHEIRAS FAZEM ASSM... (BIS)
ASSIM, ASSADO,
CARNE SECA COM ENSOPADO !



12- ONDE ESTÁ A MARGARIDA?

ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, OLÊ-O-LÁ-Á...

ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

13-CARNEIRINHO, CARNEIRÃO

CARNEIRINHO, CARNEIRÃO-NEIRÃO-NEIRÃO,
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO, PRO CHÃO:
MANDA O REI, NOSSO SENHOR, SENHOR, SENHOR
PARA TODOS SE AJOELHAR.
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO-NEIRÃO-NEIRÃO,
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO, PRO CHÃO:
MANDA O REI, NOSSO SENHOR, SENHOR, SENHOR
PARA TODOS SE LEVANTAR.
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO-NEIRÃO-NEIRÃO,
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO, PRO CHÃO:
MANDA O REI, NOSSO SENHOR, SENHOR, SENHOR
PARA TODOS SE SENTAR.
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO-NEIRÃO-NEIRÃO,
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO, PRO CHÃO:
MANDA O REI, NOSSO SENHOR, SENHOR, SENHOR
PARA TODOS SE LEVANTAR.
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO-NEIRÃO-NEIRÃO,
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO, PRO CHÃO:
MANDA O REI, NOSSO SENHOR, SENHOR, SENHOR
PARA TODOS SE DEITAR.
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO-NEIRÃO-NEIRÃO,
OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO, PRO CHÃO:
MANDA O REI, NOSSO SENHOR, SENHOR, SENHOR
PARA TODOS SE LEVANTAR.



14-CAPELINHA DE MELÃO

CAPELINHA DE MELÃO É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO É DE ROSA É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA NÃO !
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI, JOÃO! A BELA E A FERA

15- HISTÓRIA DA BELA E A FERA ( clássicos)

16- ENQUANTO SEU LOBO NAO VEM

XUXA

VAMOS BRINCAR NO BOSQUE, ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE, ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO A CALCA.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM, VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM, SEU LOBO ESTA
ESTOU BOTANDO A CAMISETA.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM...VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM SEU LOBO ESTA?
ESTOU BOTANDO O CASACO.
VAMOS BRINCAR NO BOSQUE ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM, VAMOS BRINCAR NO BOSQUE, ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM

 

17- HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO ( clássicos)

18- VERSÃO DA CHAPEUZINHO AMARELO ( Chico Buarque)

 

19- SE ESSA RUA FOSSE MINHA

PALAVRA CANTADA

SE ESTA RUA SE ESTA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS, COM PEDRINHAS DE BRILHANTES
SÓ PRÁ VER SÓ PRÁ VER MEU BEM PASSAR

NESTA RUA NESTA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO

SE EU ROUBEI SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
TU ROUBASTE TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE EU ROUBEI SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE É PORQUE TE QUERO BEM

20- SAPO CURURU

TEMAS INFANTIS

SAPO CURURU
NA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO CANTA, OH MANINHA
É PORQUE TEM FRIO

A MULHER DO SAPO
DVE ESTAR TÁ LÁ DENTRO
FAZENDO RENDINHA, OH MANINHA
PARA O CASAMENTO
.
21- HISTÓRIA DE ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA ( clássico)

22- CAI, CAI BALÃO

ELIANA

CAI, CAI BALÃO
CAI, CAI BALÃO AQUI NA MINHA MÃO
NÃO CAI, NÃO
NÃO CAI, NÃO
NÃO CAI, NÃO
CAI NA RUA DO SABÃO

23- CIRANDA CIRANDINHA

ELIANA

CIRANDA , CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR (2X).

O ANEL QUE TU ME DESTES,
ERA VIDRO
E SE QUEBROU.

O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU. 

CIRANDA , CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR (2X). 

POR ISSO DONA ROSA
ENTRE DENTRO DESSA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA! 

CIRANDA , CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR (2X).

O ANEL QUE TU ME DESTES,
ERA VIDRO
E SE QUEBROU.
CIRANDA, CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,

24- FUI A ESPANHA

TEMAS INFANTIS

FUI À ESPANHA
BUSCAR O MEU CHAPÉU,
AZUL E BRANCO
DA COR DAQUELE CÉU.

ORA, PALMA, PALMA, PALMA !
ORA, PÉ, PÉ, PÉ !
ORA, RODA, RODA, RODA !
CARANGUEJO PEIXE É !

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CARANGUEJO PEIXE É
CARANGUEJO SÓ É PEIXE
LÁ NO FUNDO DA MARÉ.

SAMBA, CRIOULA,
QUE VEIO DA BAHIA.
PEGA NA CRIANÇA
E JOGA NA BACIA.

A BACIA É DE OURO,
AREADA COM SABÃO;
DEPOIS DE AREADA,
ENXUGA COM O ROUPÃO.

O ROUPÃO É DE SEDA,
CAMISINHA DE FILÓ,
TOUQUINHA DE VELUDO
PRA QUEM FICAR VOVÓ.

EM CORO, FALANDO :
A BENÇÃO, VOVÓ !
A BENÇÃO, VOVÓ !


25- O CRAVO E A ROSA

CANTIGAS POPULARES

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA.
O CRAVO FICOU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA.

"Dó-ré-mi: contribuindo para aquisição da leitura e escrita"

Para dar continuidade a minha pesquisa sobre textos com versos e rimas para alfabetização de crianças apresento a você, para quem não conhece, ou ressalto a importância do trabalho para quem já conhece que vem sendo realidade através da Coleção Lendo Você Fica sabendo da Aprender  mais precisamente o ícone DÓ-RÉ-MI. 
A proposta apresenta contém vários materiais como:
- 04 volumes de casa e de sala dividido em unidades com temáticas diferente;
-cartazes dos textos;
-cartazes de frases;
- fichas com palavras;
-fichas com palavras e figuras;
-cartaz da rotina;
-CD Dó-ré-mi  com músicas de domínio público;
-caderno de orientação pedagógica do professor;
-livro Juntos aprender ( destinado principalmente para o acompanhamento e monitoramento do trabalho com as turmas);
-vários outros materiais de acordo com as formações que o município adqueriu através da escolha do material que antes passou por um processo de licitação do estado do Ceará;

Para falar do ícone Dó-re-mi vamos conhecer um pouco mais sobre a sugestão de rotina semanal com os demais  ícones voltados ao aprendizado da leitura e da escrita com a seguinte frequência: Descobrindo os nomes(uma vez por semana); Aprendendo com as frases(de segunda a sexta); Hora do Conto( duas vezes por semana); Jogando com as fichas( três vezes por semana); Escrevendo do meu jeito( duas vezes por semana); Conhecendo  diferentes textos( duas vezes por semana),Brincando com as palavras(duas vezes por semana) e o DÓ-RÉ-MI( duas vezes por semana). Abaixo foto do formato da rotina através do cartaz fixado em sala:



"Os professores são mediadores da cultura dentro do processo educativo, e devemos levar em
conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como sujeitos produtores de cultura.
Este ícone utiliza a música como recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Através da música, ampliam-se as possibilidades de expressão e compreensão do mundo, favorecendo, assim, a formação integral do aluno. Portanto, a música é utilizada como facilitadora da aprendizagem, contribuindo para a aquisição da leitura e da escrita.

ESTRUTURA DO TRABALHO:
- Frequência do ícone na rotina: duas vezes por semana( segunda e sexta);
-A  música é a mesma durante duas semana( com exceção das unidades 5 e 6, que apresentarão uma música por semana), no entanto, as estratégias planejadas pelo professor deverão ser diferenciadas;
-O professor receberá os cartazes das músicas referentes a cada unidade temática que deverão ser expostos em sala para a visualização dos alunos.

AÇÕES NORTEADORAS:
- No primeiro dia de trabalho com a música, o professor deverá realizar uma predição ou temática;
- Em seguida, deverá apresentar a música para os alunos, cantando com expressividade e animação;
-Nesse primeiro momento, deverá enfatizar a compreensão no intuito de garantir o significado do texto;
-Posteriormente o professor desenvolverá atividades que envolvam outros aspectos como: identificação de versos e estrofes, localização de palavras, rimas, entre outros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário