Imaginando...
Imagine o que tem atrás desta porta, o que está acontecendo, em que lugar fica essa porta. Crie uma história bem legal. Lembre-se de colocar o título, depois enfeite sua porta de acordo com a história que você escreveu.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Início e final...
Dê um início e um final para o trecho. Não se esqueça do título
________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Estavam encurralados.
Ivan sentiu que só tinham uma saída:
- Vamos tentar, Lia? Tem coragem?
- Como, Ivan?
- Vamos descer devagarinho sem espantar os bichos.
- Passar pelo meio deles?
- Que jeito?
Pegou a mão da menina, que estava tão fria quanto a dele. E trêmula. Ensaiaram passos na escada, devagarinho. Foram descendo, um a um, os degraus corroídos pelo tempo. Agora, tinham uma visão melhor do andar e, apesar das sombras que enchiam o térreo __________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Imagine que...
Imagine que . . .
1) Você é um mago poderoso e tem uma grande missão.
a) Qual?
b) Conseguiu executar? Como?
*********************************************
Imagine que . . .
2) Você é um duende que mora na raiz de uma árvore.
a) Como você vive?
b) Quais são seus planos?
c) Quais são suas dificuldades?
******************************************************
Imagine que . . .
3) Você se tornou uma personagem de uma novela ou de um programa de TV.
a) Qual personagem?
b) De que forma isso aconteceu?
c) Quais as suas impressões sobre esse mundo mágico?
d) Vale a pena ser famoso (a)?
*********************************************************
Imagine que . . .
4) Você foi assistir a um show musical. De repente aconteceu algo estranho.
a) Qual era o show?
b) O que aconteceu?
c) Como aconteceu?
d) Com quem?
e) Como tudo terminou?
******************************************************
Imagine que . . .
5) Você assistia à televisão quando, por um passe de mágica, foi atraído(a) para dentro do aparelho.
a) Como foi isso?
b) O que aconteceu?
c) Que aventuras viveu?
d) Como foi seu retorno à sala de sua casa?
Criatividade
Invente uma personagem e explique como ela é:
1. Nome:
2. Apelido:
3. Idade:
4. Sexo:
5. Características físicas (altura, peso, como são os cabelos, os olhos, o sorriso, etc):
6. Características psicológicas ( se é sorridente, séria, tímida, comunicativa, brava, etc):
7. Onde mora?
8. Estuda? O quê? Onde?
9. De que coisas mais gosta?
10. O que mais o(a) desagrada?
11. Quem é seu(sua) melhor amigo(a)?
12. Tem namorado(a)?
Se eu fosse um tomate.
Às vezes fico pensando o que seria de mim se eu fosse um tomate.
Nossa, que horror! Já estou até me vendo todo gelado, espremido, junto com os outros lá na gaveta da geladeira.
É... Se eu fosse um tomate seria muito triste... seria terrível... seria o fim.
Sim porque eu odeio tomate e como poderia viver me odiando tanto?
Ainda bem que eu sou gente!
Ser um tomate deve ser pior do que chuva nas férias ou ficar sem jogar videogame por causa de nota baixa no boletim.
Bom, estou aqui pensando nisso, mas pra falar a verdade, eu nem sei o que é um tomate. Verdura eu sei que não é, porque verdura é verde.
Será que tomate nasce embaixo da terra? Não pode ser, senão seria minhoca.
Ah, eu não sei o que é tomate, só sei que detesto isso. Aliás, eu nem sei pra que é que ele serve!
Só se for pra dar trabalho, pois quando vou comer, preciso ficar prestando atenção só pra não ter que engolir o danado. Às vezes ele vem disfarçado no meio de folhas de alface.
Acho que vou perguntar pra professora, pra que serve o tomate, porque se perguntar pra minha mãe, certamente ela vai querer que eu experimente.
Mãe é sempre assim, acha utilidade pra tudo!
Às vezes fico pensando o que seria de mim se eu fosse um tomate.
Nossa, que horror! Já estou até me vendo todo gelado, espremido, junto com os outros lá na gaveta da geladeira.
É... Se eu fosse um tomate seria muito triste... seria terrível... seria o fim.
Sim porque eu odeio tomate e como poderia viver me odiando tanto?
Ainda bem que eu sou gente!
Ser um tomate deve ser pior do que chuva nas férias ou ficar sem jogar videogame por causa de nota baixa no boletim.
Bom, estou aqui pensando nisso, mas pra falar a verdade, eu nem sei o que é um tomate. Verdura eu sei que não é, porque verdura é verde.
Será que tomate nasce embaixo da terra? Não pode ser, senão seria minhoca.
Ah, eu não sei o que é tomate, só sei que detesto isso. Aliás, eu nem sei pra que é que ele serve!
Só se for pra dar trabalho, pois quando vou comer, preciso ficar prestando atenção só pra não ter que engolir o danado. Às vezes ele vem disfarçado no meio de folhas de alface.
Acho que vou perguntar pra professora, pra que serve o tomate, porque se perguntar pra minha mãe, certamente ela vai querer que eu experimente.
Mãe é sempre assim, acha utilidade pra tudo!
Augusta Schimidt
Atividades propostas:
Ø Procurar saber como se faz um molho de tomate e trazer a receita para a sala.
Ø Fazer uma lista de coisas que se faz com o tomate. Colocar a lista em ordem alfabética.
Ø O que realmente é o tomate. Legume? Fruta? Cereal? Verdura?
Ø Escreva um texto: “E se eu fosse uma banana” ou “Se eu fosse uma melancia”
Ø Procurar saber como se faz um molho de tomate e trazer a receita para a sala.
Ø Fazer uma lista de coisas que se faz com o tomate. Colocar a lista em ordem alfabética.
Ø O que realmente é o tomate. Legume? Fruta? Cereal? Verdura?
Ø Escreva um texto: “E se eu fosse uma banana” ou “Se eu fosse uma melancia”
Ficha de auto-avaliação da narrativa
1. Coloquei titulo?
2. Meu texto está adequado à temática?
3. Coloquei personagens? (principais e secundárias)?
4. Caracterizei as personagens?
5. Descrevi o ambiente?
6. Marquei o tempo?
7. Criei o conflito?
8. Escrevi o clímax?
9. Coloquei o desfecho?
10. Conservei o foco narrativo?
11. Fiz parágrafos?
12. Utilizei ponto final?
13. Utilizei ponto de exclamação, quando necessário?
14. Utilizei ponto de interrogação, quando necessário?
15. Utilizei dois-pontos e travessão nos diálogos?
16. Usei letras maiúsculas nos nomes próprios, depois de ponto final e no inicio dos parágrafos?
17. Separei corretamente as palavras nos finais de linhas?
18. Minha letra esta legível?
19. O trabalho está limpo?
20. Fiz uma releitura para verificar se há erros ortográficos?
Ficha de auto-avaliação da carta
1. Coloquei local e data acima a direita?
2. Coloquei destinatário?
3. Escrevi saudação?
4. Usei pronome de tratamento adequado?
5. Usei uma formula de despedida?
6. Coloquei minha assinatura?
7. Deixei a mensagem bem clara?
8. Deixei margem a esquerda?
9. Usei ponto final no meio e no final dos parágrafos?
10. Usei letra maiúscula depois do ponto?
11. Usei vírgula depois do local, do destinatário e da despedida?
12. Usei letra maiúscula nos nomes próprios?
13. O trabalho esta limpo?
14. Minha letra esta legível?
15. Pulei linhas, quando necessário?
16. Fiz uma releitura para verificar
Ficha de auto-avaliação da noticia
1. Fiz uma manchete?
2. Mencionei informações básicas sobre: O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Quem?
3. Escrevi o nome do jornal?
4. A linguagem está simples e objetiva?
5. Fiz uma seqüência lógica dos fatos?
6. Pontuei corretamente os fatos?
7. Fiz uma releitura para ver se há erros ortográficos?
Ficha de auto-avaliação do poema
1. Coloquei titulo?
2. Escrevi em forma de versos e estrofes?
3. Fiz rimas?
4. Escrevi as idéias de forma compreensível?
5. Minha letra esta legível?
6. Coloquei pontuação adequada?
7. Houve uma releitura para corrigir possíveis erros ortográficos?
Ficha de auto-avaliação de texto informativo
1. Escolhi um titulo adequado ao assunto?
2. Coloquei uma idéia principal?
3. Escrevi detalhes, explicações e exemplos sobre o a idéia principal?
4. Segui uma seqüência lógica na exposição do assunto?
5. Usei linguagem adequada a um texto informativo?
6. Usei a pontuação correta?
7. Fiz uma releitura para corrigir erros ortográficos?
8. Minha letra está legível?
Ficha de auto-avaliação de receita
1. Coloquei o nome do prato?
2. Fiz uma lista de ingredientes e suas respectivas quantidades?
3. Escrevi o modo de fazer numa seqüência correta e clara?
4. Citei o tempo do preparo e rendimento?
5. Usei uma linguagem compreensiva?
6. Utilizei uma forma de apresentação adequada ao tipo de texto?
7. Usei a pontuação correta?
8. Fiz uma releitura para corrigir erros ortográficos?
Recorte as figuras e copie as frases certas à frente de cada desenho.
Foi à loja.
Ela achou uma moeda.
A Lili varre a sala.
A Lili comprou um chapéu.
___________________________________
Recorte as figuras e copie as frases certas à frente de cada desenho.
O pássaro chorava muito.
A Zita comprou uma gaiola com um pássaro.
O passarinho voou feliz.
A Zita abriu a porta da gaiola.
Agora desenvolva uma história. Use sua criatividade.
_______________________________________
Recorte as figuras e copie as frases certas à frente de cada desenho.
O Zé caiu.
Ele magoou-se.
O Zé e a Ana foram passear.
A Ana ajudou o Zé a ir para a casa.
Agora desenvolva uma história. Use sua criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário