É preciso que os alunos conheçam artistas
Plano de Aula - “A poesia ilustrada”
ENSINO: Fundamental II - 9º ano
DURAÇÃO: 13 aulas/45 minutos para cada etapa.
TEMA: Ilustrações e Poesia
CONTEÚDOS: História da Arte, Desenho Artístico
Interdisciplinar: Língua Portuguesa e informática
OBJETIVO: Conhecer os processos de imagens para a construção da linguagem verbal e não verbal, compreendendo que o desenho valoriza a história de um livro. Conhecer artistas que trabalharam com ilustrações de livros, valorizando sua elaboração e a criação. Reconhecer a importância dos livros.
Conhecimentos prévios: que os alunos já tenham estudado ou tenham noções sobre desenho artístico.
METODOLOGIA
1ª aula – Escolher algumas imagens das pinturas rupestres, interpretando o que as imagens estão contando, de forma que compreendam que as imagens eram usadas pelos homens para registrar os acontecimentos diários, sem o uso da escrita.
Apresentando ainda, os hieróglifos egípcios para levantar a discussão do diferencial entre as imagens rupestres para então explicar que com o tempo os símbolos passaram a representar os sons, dando a origem da escrita alfabética.
2ª e 3ª aula- Discutir como se deu a criação do livro, desde a Antiguidade, Idade Média, Moderna, Contemporânea, como foi composto e livros publicados no mundo, citando um dos mais famosos e mais caros livros do mundo. Descrever sobre as obras e vida de Leonardo da Vinci.
4ª aula – Passar vídeos que fale sobre a ilustradora Eva Furnari, que descreve a importância de ilustrar uma história ou poesia. Discutir cada vídeo antes de passar para o outro, analisando a compreensão dos alunos:
• Eva Furnari: http://youtu.be/zjyI5bc6Pn4
• As histórias de Eva Furnari: http://youtu.be/UVeTS1Cbx04
• Como se faz um livro? : http://youtu.be/n-Xi4LxEClw
ENSINO: Fundamental II - 9º ano
DURAÇÃO: 13 aulas/45 minutos para cada etapa.
TEMA: Ilustrações e Poesia
CONTEÚDOS: História da Arte, Desenho Artístico
Interdisciplinar: Língua Portuguesa e informática
OBJETIVO: Conhecer os processos de imagens para a construção da linguagem verbal e não verbal, compreendendo que o desenho valoriza a história de um livro. Conhecer artistas que trabalharam com ilustrações de livros, valorizando sua elaboração e a criação. Reconhecer a importância dos livros.
Conhecimentos prévios: que os alunos já tenham estudado ou tenham noções sobre desenho artístico.
METODOLOGIA
1ª aula – Escolher algumas imagens das pinturas rupestres, interpretando o que as imagens estão contando, de forma que compreendam que as imagens eram usadas pelos homens para registrar os acontecimentos diários, sem o uso da escrita.
Apresentando ainda, os hieróglifos egípcios para levantar a discussão do diferencial entre as imagens rupestres para então explicar que com o tempo os símbolos passaram a representar os sons, dando a origem da escrita alfabética.
2ª e 3ª aula- Discutir como se deu a criação do livro, desde a Antiguidade, Idade Média, Moderna, Contemporânea, como foi composto e livros publicados no mundo, citando um dos mais famosos e mais caros livros do mundo. Descrever sobre as obras e vida de Leonardo da Vinci.
4ª aula – Passar vídeos que fale sobre a ilustradora Eva Furnari, que descreve a importância de ilustrar uma história ou poesia. Discutir cada vídeo antes de passar para o outro, analisando a compreensão dos alunos:
• Eva Furnari: http://youtu.be/zjyI5bc6Pn4
• As histórias de Eva Furnari: http://youtu.be/UVeTS1Cbx04
• Como se faz um livro? : http://youtu.be/n-Xi4LxEClw
Nenhum comentário:
Postar um comentário