MODELO - PLANEJAMENTO ANUAL BERÇÁRIO
CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO AMBIENTE
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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- Higiene e cuidado pessoal
- Reconhecimento do próprio corpo
- Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.
- Realização de pequenas ações cotidianas para adquirir maior autonomia
- Respeito às regras simples de convívio social
- Identificação de situações de risco
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- Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal;
- Aprender a executar movimentos colaborativos ao vestir e desnudar-se;
- Conhecer e respeitar as características físicas e culturais suas e de seus colegas ao interagir com os mesmos;
- Relacionar-se gradualmente com mais crianças, professores e demais funcionários;
- Apropriar-se de regras sociais e respeitá-las;
- Conhecer as ações necessárias para cuidados e proteção do corpo enquanto manipula diferentes materiais e explora diferentes espaços.
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- Utilização do lúdico, de brincadeiras, do imaginar, vivenciar, explorar e interagir por meio de filmes, poesias, parlendas, músicas e parceria entre família e escola.
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- Televisão
- Aparelho de DVD
- Aparelho de som
- DVDs diversos
- CDs diversos
- Revistas
- Livros
- Jogos
- Diferentes espaços do CEI
- Papéis diversos
- Tinta
- Pincel
- Massa de modelar
- Giz de cera
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Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
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EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR E IMAGINAR
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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- Brincadeiras
- Cirandas
- Jogos
- Exploração de brinquedos diversos
- Faz de conta
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- Fomentar o gosto pelas músicas e brincadeiras e ampliar o repertório dos mesmos;
- Propiciar a capacidade de criar e imaginar em momentos de brincadeiras;
- Participar de brincadeiras de roda e cirandas por gestos e oralmente;
- Assumir papeis no faz de conta
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- Roda de música
- Brincadeiras cantadas
- Momentos propícios para descobertas e exploração de brinquedos e brincadeiras
- Dramatizações com fantoches, fantasias e objetos;
- Cantos com brinquedos para livre escolha
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- Brinquedos da sala (bonecas, carrinhos, bonecos, panelinhas, bichos de pelúcia...)
- Bolas
- Corda
- Bolhas de sabão
- Sucatas
- Bexigas
- Massa de modelar
- Rádio
- Aparelho de CD e DVD
- Diferentes tipos de brinquedos de encaixe
- Fantoches
- Fantasias
- Máscaras e acessórios
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Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
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EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A LINGUAGEM VERBAL
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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- Comunicação
- Imitação
- Histórias
- Rimas, parlendas, poemas, cantigas
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- Utilizar da linguagem verbal para expressar seus sentimentos e desejos;
- Valorizar a leitura como fonte de prazer, se apropriando de comportamento leitores;
- Desenvolver a comunicação e expressão oral;
- Participar de momentos de escuta, fala e imitação;
- Estimular brincadeiras cantadas para desenvolvimento da oralidade;
- Propiciar contato com a linguagem verbal e escrita
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- Rodas de histórias, conversa e música;
- Conversa durante os momentos de troca (fraldas e/ou roupas) com indagações;
- Brincadeiras de faz de conta;
- Dramatizações com diferentes recursos;
- Brincadeiras cantadas
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- Diversos portadores textuais;
- Fantoches
- Fantasias, máscaras e acessórios
- Aparelho de CD e DVD
- CDs e DVDs diversos
- Brinquedos
- Jogos
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Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
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EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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- Espaço e forma
- Noções de espaço, tempo, tamanho e quantidade
- Cores
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- Manipular, organizar e classificar diferentes objetos;
- Explorar diferentes caminhos e enfrentar obstáculos num espaço;
- Localizar-se no tempo e espaço;
- Fomentar a curiosidade quanto às cores e formas
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- Parlendas, músicas, cantigas com noções matemáticas;
- Brincadeiras e rodas cantadas com sequência numérica;
- Propiciar a curiosidade quanto à cores e formas por meio de situações do cotidiano;
- Chamar a atenção e fazer diferentes comparações quanto aos tamanhos (maior, menor);
- Criar situações de contagem durante a rotina diária
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- CDs e DVDs diversos
- Jogos
- Sucatas
- Bolas
- Brinquedos de encaixe
- Quebra-cabeças
- Diferentes espaços do CEI
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Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
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EXPERIÊNCIAS VOLTADAS À LINGUAGEM CORPORAL
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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- Equilíbrio e coordenação
- Exploração do ambiente e do próprio corpo
- Brincar
- Movimento
- Exploração de objetos e possibilidades
- Conhecimento corporal
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- Desenvolver as capacidades de equilíbrio e coordenação;
- Favorecer a autonomia na exploração do ambiente e do próprio corpo;
- Explorar as possibilidades do brincar e do movimento;
- Manipular diferentes objetos e explorar suas possibilidades;
- Desenvolver consciência corporal
- Familiarizar-se com a imagem de seu próprio corpo
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- Brincadeiras que envolvam movimento;
- Música e dança;
-Manipulação de diferentes objetos e materiais;
- Dramatização de músicas e histórias;
- Atividades de imitação e livre expressão;
- Brincadeiras de faz de conta;
- Observação e brincadeiras em frente ao espelho
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- Brinquedos
- Espelho
- CDs e DVDs
- Brinquedos
- Papéis diversos
- Circuito com obstáculos
- Pneus
- Motocas
- Diferentes espaços do CEI
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Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
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EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A NATUREZA E CULTURA
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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- Identidade
- Família
- Regras de convívio
- Meio ambiente
- Diversidade cultural
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- Reconhecer-se como ser integrante de um todo, com suas particularidades;
- Observar as diferentes formações de família;
- Observar e respeitar as diferenças entre os colegas;
- Perceber-se como integrante de uma organização social e respeitar as regras por ela estabelecidas;
- Observar semelhanças e diferenças entre elementos da natureza;
- Respeitar e preservar o meio ambiente;
- Conhecer diferentes culturas e manifestações culturais;
- Respeitar a diversidade, evitando preconceitos e estereótipos.
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- Rodas de conversa
- Histórias
- Músicas
- Cartazes
- Brincadeiras cantadas
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- Livros
- Revistas
- Gravuras
- Fantoches
- Fotos
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Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
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EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A LINGUAGEM ARTÍSTICA
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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ESTRATÉ
GIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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- Música
- Dança
- Desenho
- Produções artísticas
- Práticas teatrais
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- Conhecer e apropriar-se gradualmente de diferentes tipos de música, formando uma identidade musical
- Criar produções artísticas livres e/ou dirigidas
- Observar e apreciar obras próprias e dos colegas, atentando-se para a preservação das mesmas;
- Expressar-se livremente por meio de música e dança;
- Criar e/ou executar práticas teatrais
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- Ouvir diferentes ritmos musicais;
- Manusear instrumentos musicais;
- Impressão de diferentes objetos ou de diferentes partes do corpo;
- Dançar livremente acompanhando diferentes ritmos;
- Dançar imitando gestos e coreografias simples;
- Exploração de diversos materiais: tintas, pincel, giz, giz de cera, lápis de cor, argila, massa de modelar....
- Apreciação de suas produções e dos colegas
- Exposição das produções feitas pela turma
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- Papéis diversos
- Giz
- Giz de cera
- Lápis de escrever e lápis de cor
- Tintas e pincéis
- Canetas
- Massa de modelar
- Argila
- Reproduções de obras de arte de artistas conhecidos
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Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
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SUGESTÕES PARA PLANEJAMENTO DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dicas para auxiliar no planejamento das atividades
Todo planejamento, para ser viável, deve ter como base o conhecimento a respeito de a quem vamos dirigir nossa ação educativa. Deve também ser precedido de uma reflexão sobre o papel do educador.
O planejamento deve ser entendido como hipótese, um parâmetro flexível em busca de resultados eficazes; portanto, ele deve ser proposto, e não imposto, propiciando a preparação para, na sequência, converter-se na realização de boas práticas em sala de aula.
O primeiro passo para o planejamento bem-sucedido é conhecer as crianças, suas potencialidades e suas limitações, bem como a realidade em que vivem e seus conhecimentos prévios, pois somente quando elas se sentem confiantes e integradas é que têm condições de participar ativa e proveitosamente das atividades propostas pelo educador e pela escola.
Esquema corporal
O esquema corporal consiste no conhecimento que a criança tem do próprio corpo.
Os movimentos do corpo se integram no espaço e no tempo. Portanto, as atividades de esquema corporal devem ser exploradas em conjunto com as de coordenação visomotora e de orientação espacial e temporal.
Objetivos
- Identificar as partes que compõem o corpo como um todo e observar cada parte isoladamente.
- Tomar consciência de si, de seus semelhantes e do meio em que vive.
- Coordenar o domínio do campo visual com a motricidade das partes do corpo.
Cotidiano e rotina
É fundamental que a escola tenha clareza de que rotina é diferente de cotidiano, embora, muitas vezes, sejam trabalhados como iguais ou semelhantes. Conhecer a diferença entre elas nos dá subsídios mais claros para um trabalho mais produtivo.
O cotidiano é aquilo que vivemos no dia a dia, no presente. É o que acontece, a dimensão concreta da vida. Ele inclui o que planejamos, mas também o inesperado.
A rotina é uma estratégia utilizada pelos seres humanos para organizar seu cotidiano.
Fonte: LOPES, Karina Rizek; MENDES, Roseana Pereira; FARIA, Vitória Líbia Barreto de (Org.). Livro de estudo: Módulo III Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. 74p. (Coleção Proinfantil).
Sugerimos a seguir um modelo de rotina que poderá ser adaptada ao cotidiano da escola. Cabe ressaltar ainda que a rotina deve estar em consonância com o projeto político-pedagógico da escola, levando em conta a idade do grupo, os espaços disponíveis e a realidade local.
Quadro de rotina
dias/ tempo | segunda-feira | terça-feira | quarta-feira | quinta-feira | sexta-feira |
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15 min | chegada/ acolhimento | chegada/ acolhimento | chegada/ acolhimento | chegada/ acolhimento | chegada/ acolhimento |
10 min. | guardar mochila/ agenda | guardar mochila/ agenda | guardar mochila/ agenda | guardar mochila/ agenda | guardar mochila/ agenda |
20 min. | Momento brinquedo | Momento brinquedo | Momento brinquedo | Momento brinquedo | Momento brinquedo |
15 min. | roda de conversa | roda de conversa | roda de conversa | roda de conversa | roda de conversa |
15 min. | calendário/ chamada | calendário/ chamada | calendário/ chamada | calendário/ chamada | calendário/ chamada |
20 min. | musicalização | corpo em movimento | Arte | corpo em movimento | musicalização |
30 min. | lanche/ recreio/ intervalo | lanche/ recreio/ intervalo | lanche/ recreio/ intervalo | lanche/ recreio/ intervalo | lanche/ recreio/ intervalo |
5 min. | hora de relaxar | hora de relaxar | hora de relaxar | hora de relaxar | hora de relaxar |
5 min. | Organização do espaço | Organização do espaço | Organização do espaço | Organização do espaço | Organização do espaço |
20 min. | roda de aprendizagem | roda de aprendizagem | roda de aprendizagem | roda de aprendizagem | roda de aprendizagem |
20 min. | livro didático | ||||
20 min. | roda de leitura | roda de leitura | roda de leitura | roda de leitura | roda de leitura |
20 min. | avaliação | avaliação | avaliação | avaliação | avaliação |
10 min. | saída/ agenda | saída/ agenda | saída/ agenda | saída/ agenda | saída/ agenda |
Entendendo melhor o quadro
- Esse quadro é composto por atividades permanentes, consideradas assim por serem diárias.
- Os períodos reservados para as atividades, se somados, não perfazem quatro horas. A intenção é contar com um período de folga para o caso de haver necessidade de alguma atividade extra ou que demande mais tempo de acompanhamento.
1. Chegada / acolhimento
- Momento importante, pois é quando o aluno é recepcionado pelo profissional da escola, o professor ou outro, que deverá ser capaz de acolhê-lo e mostrar-lhe que está em segurança.
- Sempre há o aluno que atrasa, eventualmente chora e precisa ser confortado.
- O aluno poderá ser recepcionado também no pátio.
2. Guardar mochila e entregar a agenda
- Em sala de aula, este é o momento em que o aluno aprende a organizar seus pertences.
- Por meio da leitura da agenda, o aluno tem a oportunidade de entender o uso e a finalidade da escrita: registro e comunicação.
3. Momento brinquedo
- Os alunos deverão ser convidados a agrupar-se para brincar com jogos e brinquedos desafiadores, em espaços da sala de aula organizados e pensados para isso;
4. Roda de conversa
- As conversas informais são comuns na roda de conversa e contribuem para estabelecer afetividade entre os alunos, oferecendo importantes informações para que você possa conhecê-los melhor e planejar novas situações com base nas necessidades e nos interesses deles. A roda de conversa favorece a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. A participação das crianças por meio da fala, nessa situação, é maior, e você tem o importante papel de ouvinte atento e de mediador de modo que todas possam falar e ser ouvidas.
- A roda de conversa é um excelente momento para o trabalho com a oralidade e prolação. Este é o momento de o aluno expressar-se livremente com a sua mediação. É importante que as crianças possam compartilhar experiências relevantes, sonhos, conquistas. Ao desenvolver a oralidade os alunos aprendem a falar e a escutar, que têm funções sociais.
5. Calendário e chamada
Segundo Piaget (1978), “O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.
- A organização espaço-temporal na Educação Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer perguntas e a dar respostas que distingam o dia e a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias da semana; os meses do ano etc. Ao apresentar esse recurso aos alunos e explorá-lo com eles, você deve possibilitar a aquisição de saberes que ultrapassem o óbvio, desafiando-os a descobrir conhecimentos relativos à organização espaço-temporal.
- Ressaltamos que há um trabalho específico, diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser feito com o calendário.
- A lista de nomes do grupo é outro instrumento a ser explorado por meio de perguntas específicas que façam os alunos pensarem a respeito da escrita, como a semelhança e as diferenças entre as palavras.
6. Musicalização / corpo em movimento
- A Educação Infantil é, por si só, um período repleto de músicas, danças e cantos. O trabalho com a musicalização deve incluir atividades que promovam a apreciação e o conhecimento musical. Por meio da musicalização, podemos potencializar a inclusão de todos os alunos nas atividades e desenvolver a sensibilidade e as percepções auditivas, que contribuem diretamente para o desenvolvimento cognitivo harmônico.
- O desenvolvimento corporal, com movimentos harmoniosos e sincronizados, é o objetivo neste momento da Educação Infantil.
7. Hora de relaxar
- Momento de voltar à calma após a agitação do recreio.
- Sala arejada com música ambiente discreta e relaxante é uma boa estratégia para este momento.
8. Organizando o espaço
- Momento de organizar o espaço e o grupo para a próxima atividade selecionando os materiais necessários para o desenvolvimento da Roda de aprendizagem. É importante que os alunos participem colaborando na organização do espaço, dos materiais etc.
9. Roda de aprendizagem
- Geralmente, a Roda de aprendizagem precede o trabalho com o livro didático. A organização circular faz com que todos se vejam e as trocas de informação fiquem mais fáceis. Novos conhecimentos são apresentados e novas aprendizagens são adquiridas pelo grupo, que tem a oportunidade de falar, trocar impressões, ajustar e socializar o repertório, caminhando assim rumo à consolidação do que aprenderam.
10. Livro didático
- O livro será trabalhado agora como um objeto que, além de fazer a transposição para a forma gráfica do assunto apresentado e explorado anteriormente, dará a oportunidade de o aluno empreender outros caminhos rumo à aprendizagem.
11. Roda de leitura
- Ler para e com os alunos é fundamental e ensinar as estratégias de leitura, necessário. Explore a diversidade de gêneros textuais oferecendo ao aluno a possibilidade de fazer uma leitura efetiva de mundo.
- Este é o momento em que o processo de letramento estará sendo privilegiado.
12. Avaliação
- Avaliar é mapear sucessos e insucessos do grupo, dar voz e voto aos alunos em relação ao que aprenderam, aos acontecimentos cotidianos e, principalmente, à dinâmica do trabalho, ou seja, significa colaborar com a construção da autonomia moral do aluno e da aprendizagem.
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