HISTÓRIA DAS BRINCADEIRAS INDÍGENAS
OBJETIVOS
- RECONHECER A DIVERSIDADE DE GRUPOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA.
- CONHECER OS TIPOS DE BRINCADEIRA INDÍGENA.
- COMPARAR O PRÓPRIO MODO DE VIDA COM O DE CRIANÇAS INDÍGENAS.
CONTEÚDOS
- POVOS DA AMÉRICA LATINA.
- DIVERSIDADE CULTURAL.
ANOS
2º AO 4º.
TEMPO ESTIMADO
TRÊS AULAS.
MATERIAL NECESSÁRIO
FOLHAS DE JORNAL OU DE PAPEL CREPOM COLORIDO, BARBANTE OU ELÁSTICO.
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
COMECE O TRABALHO EXPLICANDO QUE O PROPÓSITO É CONHECER COMO BRINCAM DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA AMÉRICA LATINA. DE INÍCIO, MOSTRE IMAGENS DE BRINCADEIRAS EM PAÍSES DESSA REGIÃO, DEBATENDO AS SEMELHANÇAS ENTRE ELAS. NESSE PONTO, É IMPORTANTE ENFATIZAR DOIS ASPECTOS. PRIMEIRO: APESAR DE AS COMUNIDADES INDÍGENAS SEREM MUITO DIFERENTES, NA MAIORIA DELAS PREDOMINAM AS BRINCADEIRAS JUNTO À NATUREZA, PRINCIPALMENTE NOS RIOS. SEGUNDO: OS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE MATERIAIS RETIRADOS DA FLORESTA. COMENTE AINDA QUE, EM BOA PARTE DAS ATIVIDADES, OS PEQUENOS BRINCAM EM GRUPOS E SEM COMPETIR, APRENDENDO DIVERSAS PRÁTICAS DO COTIDIANO. FINALIZE ESSA ETAPA PEDINDO AOS ALUNOS QUE DISCUTAM SOBRE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS EM RELAÇÃO ÀS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS.
2ª ETAPA
PERGUNTE SE CONHECEM UMA PETECA E SE SABEM USÁ-LA. PROPONHA, ENTÃO, QUE FAÇAM UMA EM SALA. COMECE AMASSANDO UMA FOLHA DE JORNAL, FORMANDO UMA BOLA ACHATADA. COLOQUE-A NO CENTRO DE OUTRA FOLHA, DEIXANDO AS PONTAS SOLTAS. TORÇA A FOLHA NA ALTURA DA BOLA E AMARRE COM UM BARBANTE OU ELÁSTICO. SE QUISER, PINTE COM TINTA GUACHE. COM O BRINQUEDO PRONTO, COMBINE COM O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM JOGO COM A TURMA. DE VOLTA À CLASSE, MOSTRE QUE A PALAVRA "PETECA" VEM DE PÉTE KA, DE ORIGEM TUPI, NOME DE UM BRINQUEDO FEITO PELOS INDÍGENAS COM PALHA SECA DE MILHO. É ESSENCIAL EXPLICAR QUE O TUPI ERA A LÍNGUA FALADA EM TODO O LITORAL DO BRASIL ATÉ O SÉCULO 18 E QUE INÚMERAS PALAVRAS DELA FORAM INCORPORADAS AO PORTUGUÊS. POR ÚLTIMO, CONTE QUE, EM MINAS GERAIS, O JOGO DE PETECA É UM ESPORTE RECONHECIDO E MUITO PRATICADO, DESTACANDO A INFLUÊNCIA INDÍGENA NA NOSSA CULTURA.
AVALIAÇÃO PROPONHA QUE OS ALUNOS PRODUZAM UM TEXTO CURTO QUE IDENTIFIQUE A INFLUÊNCIA INDÍGENA NA NOSSA CULTURA, COM BASE EM UMA DAS BRINCADEIRAS QUE ELES CONHECERAM. O TEXTO PODE SER INCREMENTADO POR MEIO DA COMPARAÇÃO COM ALGUM JOGO QUE ELES VEEM COMO SEMELHANTE AOS DOS INDÍGENAS. AVALIE SE A TURMA INCORPOROU A COMPREENSÃO DE QUE ESSES POVOS NÃO SÃO HOMOGÊNEOS, MAS DIFERENTES EM TERMOS DE CULTURA, LÍNGUA E PRÁTICAS SOCIAIS.
- RECONHECER A DIVERSIDADE DE GRUPOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA.
- CONHECER OS TIPOS DE BRINCADEIRA INDÍGENA.
- COMPARAR O PRÓPRIO MODO DE VIDA COM O DE CRIANÇAS INDÍGENAS.
CONTEÚDOS
- POVOS DA AMÉRICA LATINA.
- DIVERSIDADE CULTURAL.
ANOS
2º AO 4º.
TEMPO ESTIMADO
TRÊS AULAS.
MATERIAL NECESSÁRIO
FOLHAS DE JORNAL OU DE PAPEL CREPOM COLORIDO, BARBANTE OU ELÁSTICO.
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
COMECE O TRABALHO EXPLICANDO QUE O PROPÓSITO É CONHECER COMO BRINCAM DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA AMÉRICA LATINA. DE INÍCIO, MOSTRE IMAGENS DE BRINCADEIRAS EM PAÍSES DESSA REGIÃO, DEBATENDO AS SEMELHANÇAS ENTRE ELAS. NESSE PONTO, É IMPORTANTE ENFATIZAR DOIS ASPECTOS. PRIMEIRO: APESAR DE AS COMUNIDADES INDÍGENAS SEREM MUITO DIFERENTES, NA MAIORIA DELAS PREDOMINAM AS BRINCADEIRAS JUNTO À NATUREZA, PRINCIPALMENTE NOS RIOS. SEGUNDO: OS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE MATERIAIS RETIRADOS DA FLORESTA. COMENTE AINDA QUE, EM BOA PARTE DAS ATIVIDADES, OS PEQUENOS BRINCAM EM GRUPOS E SEM COMPETIR, APRENDENDO DIVERSAS PRÁTICAS DO COTIDIANO. FINALIZE ESSA ETAPA PEDINDO AOS ALUNOS QUE DISCUTAM SOBRE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS EM RELAÇÃO ÀS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS.
2ª ETAPA
PERGUNTE SE CONHECEM UMA PETECA E SE SABEM USÁ-LA. PROPONHA, ENTÃO, QUE FAÇAM UMA EM SALA. COMECE AMASSANDO UMA FOLHA DE JORNAL, FORMANDO UMA BOLA ACHATADA. COLOQUE-A NO CENTRO DE OUTRA FOLHA, DEIXANDO AS PONTAS SOLTAS. TORÇA A FOLHA NA ALTURA DA BOLA E AMARRE COM UM BARBANTE OU ELÁSTICO. SE QUISER, PINTE COM TINTA GUACHE. COM O BRINQUEDO PRONTO, COMBINE COM O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM JOGO COM A TURMA. DE VOLTA À CLASSE, MOSTRE QUE A PALAVRA "PETECA" VEM DE PÉTE KA, DE ORIGEM TUPI, NOME DE UM BRINQUEDO FEITO PELOS INDÍGENAS COM PALHA SECA DE MILHO. É ESSENCIAL EXPLICAR QUE O TUPI ERA A LÍNGUA FALADA EM TODO O LITORAL DO BRASIL ATÉ O SÉCULO 18 E QUE INÚMERAS PALAVRAS DELA FORAM INCORPORADAS AO PORTUGUÊS. POR ÚLTIMO, CONTE QUE, EM MINAS GERAIS, O JOGO DE PETECA É UM ESPORTE RECONHECIDO E MUITO PRATICADO, DESTACANDO A INFLUÊNCIA INDÍGENA NA NOSSA CULTURA.
AVALIAÇÃO PROPONHA QUE OS ALUNOS PRODUZAM UM TEXTO CURTO QUE IDENTIFIQUE A INFLUÊNCIA INDÍGENA NA NOSSA CULTURA, COM BASE EM UMA DAS BRINCADEIRAS QUE ELES CONHECERAM. O TEXTO PODE SER INCREMENTADO POR MEIO DA COMPARAÇÃO COM ALGUM JOGO QUE ELES VEEM COMO SEMELHANTE AOS DOS INDÍGENAS. AVALIE SE A TURMA INCORPOROU A COMPREENSÃO DE QUE ESSES POVOS NÃO SÃO HOMOGÊNEOS, MAS DIFERENTES EM TERMOS DE CULTURA, LÍNGUA E PRÁTICAS SOCIAIS.
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