Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CIRANDA LITERÁRIA


Dica de livro:

Sinopse - FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga

Em uma sociedade baseada no consumo, que valoriza a posse das coisas, Frederico Godofredo é um menino diferente. Para ele, "SER" é muito mais importante do que "TER". O boné e o tênis da moda não são importantes. O que ele valoriza é a imaginação, capaz de trazer a estrela mais distante do céu ao alcance de sua mão. estar no mundo é, para ele, a felicidade.

FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga


 Frederico Godofredo é um livro lindo, não apenas pela singeleza do texto de Liana Leão, mas pelo excelente projeto gráfico que destaca a maestria da ilustradora Márcia Széliga, que, através de desenhos (apurados no uso preciso de lápis de cor) e de colagens (reciclando diversos materiais), nos presenteia com imagens belíssimas, ricas em detalhes e sedução. 


(...) “As coisas usadas, que para as outras crianças não tinham serventia, para ele eram matéria-prima de invenção: fazia jangadas com palitos de sorvete e, com panos velhos, fazia as velas. Depois enchia uma bacia e soprava forte. Seu sopro virava vento.




Frederico Godofredo é um menino que adora dar asas à imaginação. Ele está sempre reaproveitando, em suas mágicas criações, o que lhe cai nas mãos ou que encontra pelo caminho. A sua inventividade não tem limites e, com graça e beleza, o que parece inútil vira novo (de novo): brinquedos velhos e quebrados, objetos estranhos e até mesmo papeis usados. Para Frederico, tudo tem utilidade, num mundo de constante aprendizado (e mudanças). Liana trabalha, de maneira lúdica e convincente, a questão da reciclagem. A sua narrativa, poética e inteligente, não subestima a capacidade inventiva das crianças e, sabiamente, não encerra nenhuma lição de moral (piegas). Todavia, em suas entrelinhas, há um sutil ensinamento vital sobre a importância de cada coisa ao nosso redor. O texto é gostoso, fluido e acessível pra qualquer idade. A autora mostra como é possível falar de felicidade, filosofar com as crianças, sem ser chata e, muito menos, didática.
(créditos:  
Sequência didática.



Ciranda literária.
Vamos agora falar um pouco sobre um recurso muito importante para a nossa prática. 

Quando lemos um livro que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura.  Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto intenso de leitura, gostam de ouvir novamente, solicitar outras histórias, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção. 


Dessa maneira iremos propor uma Ciranda Literária como sugestão para os educadores de plantão, pois acreditamos ser um recurso importante para a aprendizagem dos alunos. Não daremos uma "receita" mas daremos sugestões para que  a Ciranda Literária ocorra. Para isso fizemos uma lista de Livros como sugestão inicial para atividades.


Lista de livros sugeridos:

·O Príncipe sem sonhos;
·A Aranha Bordadeira;
·O caso da Lagarta que Tomou um Chá de Sumiço;
· A verdadeira História da Chapeuzinho Vermelho;
·O Caso das Bananas;
·Lilás;
·Frederico Godofredo;
·O Pintinho que Nasceu Quadrado;
·O Tesouro Perdido do Gigante Gigantesco;
·As Três Perguntas;
·Quem tem medo de quê?- Ruth Rocha;
· Um passarinho me contou- José Paulo Paes;
·O Pote Vazio- Martins Fontes;
·O Lugar das Coisas- Silvana Javano;
·Ana Levada Brega-Maria de Lourdes Krieger;
·Conversa para Pai Dormir- Ilan Brenman;
· Como Começar? Silvana Javano;
· Quem tem medo do ridículo? Ruth Rocha;
·A interessante ilha- Marcelo Cipis;
·O convidado da Raposela- Alex T. Smith;
·O pequeno Polegar- Maurício de Sousa;
·O que cabe no meu Mundo PRUDÊNCIA, Brejo, Janaina Alves;
·O Morcego Bobo- Jeanne Willis e Tony Ross.

Sugestão para a realização da atividade:

1.                Toda a semana cada aluno deverá ler um livro;

2.                Após ler o livro, o professor solicitará a realização de uma atividade sobre o livro que leu para compartilhar com a turma ou com o Ano (Série) diferente da criança. A atividade pode ser um jogo da memória, uma televisão de papel, um reconto da história em papéis grande de papel Canson, cartazes, criação de uma música, poemas, trilhas,  teatro, quadrinhas etc.


3. Ou até mesmo leitura desse livro para crianças menores (séries 1º ao 3º ano), ou seja, cada semana um aluno lê a história nas salas descrita acima. Uma boa sugestão para que eles treinem a leitura, entrem no mundo de sonhos, imaginação e também incentive aos outros mostrando o seu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário