Cantiga: "A barata diz que tem"
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ
HA! HA! HA! HO! HO! HO!
ELA TEM É UMA SÓ!
A BARATA DIZ QUE TEM
CARRO, MOTO E AVIÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CAMINHÃO
HA! HA! HA! HO! HO! HO!
ELA TEM É CAMINHÃO!
A BARATA DIZ QUE COME
FRANGO, ARROZ E FEIJÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA COME É MACARRÃO
HA! HA! HA! HO! HO! HO!
ELA COME É MACARRÃO!
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ
HA! HA! HA! HO! HO! HO!
ELA TEM É UMA SÓ!
A BARATA DIZ QUE TEM
CARRO, MOTO E AVIÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CAMINHÃO
HA! HA! HA! HO! HO! HO!
ELA TEM É CAMINHÃO!
A BARATA DIZ QUE COME
FRANGO, ARROZ E FEIJÃO
É MENTIRA DA BARATA
ELA COME É MACARRÃO
HA! HA! HA! HO! HO! HO!
ELA COME É MACARRÃO!
Projeto Cantigas: mais uma atividade
Essa atividade é de leitura, também voltada para alunos que se encontram em hipóteses não alfabéticas da escrita:
QUE GOSTA DE COMER
ESCONDA SUA _______________________________
SENÃO O ____________________________________
COME A SUA _______________________________
E O DEDÃO DO ______________________________
PÉ – JACARÉ - ORELHA
PROJETO: “CAIXINHA DE CANTIGAS PARA BRINCAR E ENCANTAR”
* COMPLETE A CANTIGA DO JACARÉ COM AS PALAVRAS QUE FALTAM E DEPOIS CANTE COM SEUS AMIGOS:
O JACARÉ
EU CONHEÇO UM _____________________________
* COMPLETE A CANTIGA DO JACARÉ COM AS PALAVRAS QUE FALTAM E DEPOIS CANTE COM SEUS AMIGOS:
O JACARÉ
EU CONHEÇO UM _____________________________
QUE GOSTA DE COMER
ESCONDA SUA _______________________________
SENÃO O ____________________________________
COME A SUA _______________________________
E O DEDÃO DO ______________________________
PÉ – JACARÉ - ORELHA
Projeto Cantigas: Atividade de Leitura
Cada aluno recebe uma cópia da cantiga da Borboletinha para "ler" e cantar. Depois, e pedido aos alunos que localizassem na letra da música as palavras ditadas pela professora.
Essa atividade é destinada aos alunos com hipótese não-alfabética, uma vez que terão que usar as estratégias de leitura para localizarem as palavras ditadas pela professora, fazendo uso do que já conhecem sobre a língua escrita, como o valor sonoro das letras.
O trabalho com textos que as crianças sabem de cor favorece a aprendizagem dos alunos.
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI, POTI PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO E NARIZ DE PICA-PAU, PAU, PAU
Projeto Cantigas: Pesquisa
Essa atividade é destinada aos alunos com hipótese não-alfabética, uma vez que terão que usar as estratégias de leitura para localizarem as palavras ditadas pela professora, fazendo uso do que já conhecem sobre a língua escrita, como o valor sonoro das letras.
O trabalho com textos que as crianças sabem de cor favorece a aprendizagem dos alunos.
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI, POTI PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO E NARIZ DE PICA-PAU, PAU, PAU
Pesquisa enviada aos pais e socializada com a turma:
NOME:_________________________________________________
DATA: ____/____/_____ - 1ª ___
PROJETO : "CAIXINHA DE CANTIGAS PARA BRINCAR E ENCANTAR"
* ENTREVISTA COM PAIS, TIOS OU AVÓS:
NOME DO ENTREVISTADO_____________________________
O QUE ELE(A) É SEU(SUA):_____________________________
1 – QUANDO PEQUENO ALGUÉM ENSINAVA CANTIGAS DE RODA PARA VOCÊ? QUEM?
_______________________________________________________
2 – VOCÊ BRINCAVA DE RODA QUANDO CRIANÇA? POR QUÊ?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3 – ALGUMA CRIANÇA JÁ CANTOU ALGUMA CANTIGA DE RODA PARA VOCÊ? QUANDO?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
4- SEUS AVÓS ENSINAVAM CANTIGAS PARA SEUS FILHOS? QUANDO?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
5 – QUAL CANTIGA DE RODA VOCÊ CONHECE E MAIS GOSTA?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________
NOME:_________________________________________________
DATA: ____/____/_____ - 1ª ___
PROJETO : "CAIXINHA DE CANTIGAS PARA BRINCAR E ENCANTAR"
* ENTREVISTA COM PAIS, TIOS OU AVÓS:
NOME DO ENTREVISTADO_____________________________
O QUE ELE(A) É SEU(SUA):_____________________________
1 – QUANDO PEQUENO ALGUÉM ENSINAVA CANTIGAS DE RODA PARA VOCÊ? QUEM?
_______________________________________________________
2 – VOCÊ BRINCAVA DE RODA QUANDO CRIANÇA? POR QUÊ?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3 – ALGUMA CRIANÇA JÁ CANTOU ALGUMA CANTIGA DE RODA PARA VOCÊ? QUANDO?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
4- SEUS AVÓS ENSINAVAM CANTIGAS PARA SEUS FILHOS? QUANDO?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
5 – QUAL CANTIGA DE RODA VOCÊ CONHECE E MAIS GOSTA?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________
A primeira atividade de escrita do nosso projeto...
NOME:________________________________________________________
DATA: ___/___/___ - PROFESSORA_________________ - SÉRIE: 1ª ___
PROJETO : “CAIXINHA DE CANTIGAS PARA BRINCAR E ENCANTAR”
VAMOS FAZER UMA LISTA DAS CANTIGAS DE RODA QUE NOSSA TURMA JÁ CONHECE:
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
NOME:________________________________________________________
DATA: ___/___/___ - PROFESSORA_________________ - SÉRIE: 1ª ___
PROJETO : “CAIXINHA DE CANTIGAS PARA BRINCAR E ENCANTAR”
VAMOS FAZER UMA LISTA DAS CANTIGAS DE RODA QUE NOSSA TURMA JÁ CONHECE:
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
PROJETO: CAIXINHA DE CANTIGAS PARA BRINCAR E ENCANTAR
JUSTIFICATIVA: As cantigas populares sempre foram transmitidas oralmente pelas pessoas mais velhas aos mais novos. Elas serviam para embalar as crianças, faziam parte das brincadeiras de roda, muitas vezes eram tocadas nos coretos em volta das igrejas, onde as crianças brincavam. Essas cantigas também faziam parte das festas da comunidade.
A escola tem o dever de preservar essa manifestação cultural que fazem parte do nosso patrimônio histórico e promover o contato dos alunos com esse tipo de texto.
Esses textos que a crianças aprendem e sabem de memória favorecem o processo de alfabetização, uma vez que ao conhecer o conteúdo do texto podem voltar-se à reflexão sobre o sistema de escrita.
PRODUTO FINAL: Uma caixinha contendo um livro e um CD com as cantigas favoritas da turma e será doada para a Biblioteca da Escola.
OBJETIVOS:
Escrever textos que se saiba de memória, assim estarão colocando em jogo suas hipóteses de escrita, desafiados a refletir sobre o sistema;
Ler sem mesmo saber ler convencionalmente, utilizando as estratégias de leitura;
Elaborar um livro contendo as cantigas favoritas;
Produzir um CD com as cantigas escolhidas;
Valorização e contato direto com os elementos da cultura popular.
ETAPAS PREVISTAS: A produção se estenderá por um mês e as crianças escolherão as cantigas de sua preferência para compor o livro e o CD.
ATIVIDADES PROVÁVEIS:
JUSTIFICATIVA: As cantigas populares sempre foram transmitidas oralmente pelas pessoas mais velhas aos mais novos. Elas serviam para embalar as crianças, faziam parte das brincadeiras de roda, muitas vezes eram tocadas nos coretos em volta das igrejas, onde as crianças brincavam. Essas cantigas também faziam parte das festas da comunidade.
A escola tem o dever de preservar essa manifestação cultural que fazem parte do nosso patrimônio histórico e promover o contato dos alunos com esse tipo de texto.
Esses textos que a crianças aprendem e sabem de memória favorecem o processo de alfabetização, uma vez que ao conhecer o conteúdo do texto podem voltar-se à reflexão sobre o sistema de escrita.
PRODUTO FINAL: Uma caixinha contendo um livro e um CD com as cantigas favoritas da turma e será doada para a Biblioteca da Escola.
OBJETIVOS:
Escrever textos que se saiba de memória, assim estarão colocando em jogo suas hipóteses de escrita, desafiados a refletir sobre o sistema;
Ler sem mesmo saber ler convencionalmente, utilizando as estratégias de leitura;
Elaborar um livro contendo as cantigas favoritas;
Produzir um CD com as cantigas escolhidas;
Valorização e contato direto com os elementos da cultura popular.
ETAPAS PREVISTAS: A produção se estenderá por um mês e as crianças escolherão as cantigas de sua preferência para compor o livro e o CD.
ATIVIDADES PROVÁVEIS:
* Escrita de cantigas ditadas pelo professor;
* Cantigas cantadas pelos alunos;
* Brincadeiras de roda;
* Atividades de leitura e escrita de cantigas;
* Ilustração das músicas que farão parte do livro;
* Registro escrito das cantigas (feitos pelos alunos) que serão reunidas no livro;
* Os alunos escolherão o formato do livro;
* Gravação de CD na Escola, após a escolha das cantigas preferidas;
* As crianças terão contato com publicações que já possuam ilustrações para poder criar suas próprias produções
* Ilustração das músicas que farão parte do livro;
* Registro escrito das cantigas (feitos pelos alunos) que serão reunidas no livro;
* Os alunos escolherão o formato do livro;
* Gravação de CD na Escola, após a escolha das cantigas preferidas;
* As crianças terão contato com publicações que já possuam ilustrações para poder criar suas próprias produções
Obs: A caixinha contendo o CD e o Livro terá dia e hora marcada para o lançamento, nessa ocasião os alunos partilharão com a família a produção final e realizarão uma apresentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário