PROJETO
ANUAL
2015
Musicalização
Na
Educação Infantil
Turmas: 6 7 e 8 anos
“CANTANDO E APRENDENDO”
Escola:
Professoras:
Público Alvo: Alunos de 6 7 e 8 anos
Ano Letivo: 2015
Justificativa: Considerando a infância a fase mais importante para uma educação alicerçada na ludicidade, escolhemos a Musicalização na Educação Infantil como proposta Anual – 2015, a fim de nortear as nossas ações. Vale ressaltar que a Lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música, componente curricular da educação. Sendo assim, a Musicalidade fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
Objetivos: Despertar nas crianças o prazer em cantar, dançar e brincar com as músicas, dando ênfase à leitura, escrita e conhecimentos gerais a partir das mesmas; desenvolvendo sentimentos, vocações, percepções, experimentações, movimentos, expressões, ritmos e socialização.
Metas: Esperamos conseguir avanços no desenvolvimento das crianças durante todo o ano de 2015, nas mais diversas áreas: cognitiva, afetiva, social, física, biológica... É importante lembrar que as metas estão associadas aos conteúdos contextualizados, corpo e movimento, além de estímulo.
Metodologias: As ações e estratégias deverão ser muito variadas, já que a partir de uma música escolhida para a semana ou para a quinzena deve se esgotar de possibilidades.
Algumas metodologias realizadas serão elencadas aqui para guiar nossas ações, porém, muitas outras surgirão durante todo o processo:
v Escolha de uma música para semana ou quinzena;
v Cantar/Dançar com as crianças;
v Tocar a música no CD ou DVD;
v Usá-las sempre nas Rodinhas;
v Cartaz com a letra da música;
v Destacar algumas palavras no cartaz;
v Dar ênfase as letras iniciais, letras finais;
v Escrita dessas palavras;
v Procurar e pintar as palavras no texto;
v Conhecer diferentes repertórios musicais;
v Relacionar atividades escritas;
v Utilizar brinquedos relacionados;
v Vincular histórias às músicas;
v Promover Karaokê;
v Confeccionar microfones e adereços;
v Construir um palco num canto da sala;
v Combinar de grupos cantarem para outros;
v Convidar professores, funcionários, pais e amigos da escola para cantar e dançar para os alunos;
v Organizar apresentações musicais dos alunos para as outras salas, alunos, funcionários, pais e amigos da escola;
v Dramatizações;
v Mímicas;
v Brincadeiras;
v Jogos;
v Vincular as músicas à Temas Transversais e de Relevâncias Educacionais e Sociais;
v Ligar palavras/palavras; palavras/desenhos, desenhos/desenhos...;
v Caça Palavras;
v Texto lacunado;
v Recorte de Revistas (letras, palavras e imagens);
v E outros...
Recursos:
v Recursos Humanos: Alunos, Professoras, Coordenadora, Diretora, Funcionários, Pais, Amigos da Escola e Convidados...
v Recursos Tecnológicos: CD’s, DVD’s; MiniSysten; Aparelho de DVD; TV; Data-Show; Caixa de Som; Internet; Computador; Impressora...
v Recursos Materiais: Papel de Ofício, Tintas para Cartuchos, Cartolinas, Papel Cartaz; TNT; Emborrachado; Cola Quente (refil); Pistola de Cola Quente; Tinta Pinta Cara; Tesouras; Colas Brancas; Tinta Guache; Cola Gliter...
Avaliação: Os alunos estarão sendo avaliados todos os dias, a cada momento de forma observatória; através de diagnósticos; relatórios individuais e da turma; além de portfólios dos alunos.
ANEXOS
MARÇO
De 04/03 a 15/03
Pirulito que bate, bate,
Pirulito que já bateu,
Quem gosta de mim é ela,
Quem gosta dela sou eu.
· Momento inicial de adaptação e socialização. Quem sou eu? Como é o meu nome?
· A música escolhida é de fácil aprendizagem e já faz parte do cotidiano infantil.
· Com o texto da música escrita em cartaz, pode-se trabalhar a letra inicial, letra final, grafar as letras, reconhecer seu nome em cadernos, objetos, listas...
· Trabalhar sobre o Circo e seus personagens com atividades variadas e relacionadas à música da quinzena.
De 18/03 a 29/03
Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?
1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim,
1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim,
Coelhinho da páscoa que cor você tem?
Azul, amarelo e vermelho também,
Azul, amarelo e vermelho também.
· A música escolhida para a 2ª quinzena, é referente à Páscoa, momento de reflexões e de fantasia.
· Pode-se explorar as cores, quantidades, além de trabalhar a História Real e a Comercial da Páscoa.
· Construção de Valores, Regras e Autonomia...
· Conhecendo as características do seu corpo: olhos, pela, cabelo...
ABRIL
De 1º/04 a 12/04
1, 2, 3 indiozinhos,
4, 5, 6 indiozinhos,
7, 8, 9 indiozinhos,
10 num pequeno bote.
· A música dá ênfase aos números de 1 a 10 e ainda trata dos índios, dessa forma podemos trabalhar os números, as quantidades, as cores, as formas, dentro, fora, maior, menor, cima, baixo...
· Além disso, vamos conhecer novidades sobre os índios: moradia, comidas, vestimentas, história(ontem e hoje), pintura, colagem, desenho...
· Falar sobre higiene pessoal e material, os cuidados com o corpo e com os materiais escolares...
De 15/04 a 26/04
Cabeça, ombro, joelho e pé,
Joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé,
Joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz,
Cabeça, ombro, joelho e pé,
Joelho e pé.
· Nessa quinzena vamos ressaltar as partes do corpo com a música selecionada.
· Cantar e dançar, colocando as mãos nas partes do corpo em que a música fala.
· Brincar de mímica, dramatizações...
· Leitura, escrita... tudo sobre o texto da música em cartaz, além de atividades relacionadas.
· Exercícios corporais, movimentos diversos, sequência, ordem, dinâmica...
MAIO
De 29/04 a 10/05
Você é linda demais,
Perfeita aos olhos do Pai,
Alguém igual a você,
Não vi jamais.
OUTRA OPÇÃO:
Mamãe não anda,
Mamãe desfila,
Mamãe é top,
É capa de revista!
Ela é a mais, mais,
Ela arrasa no look,
Tira foto no espelho,
Pra postar no Facebook!
OUTRA OPÇÃO:
Mamãe não anda,
Mamãe desfila,
Mamãe é top,
É capa de revista!
Ela é a mais, mais,
Ela arrasa no look,
Tira foto no espelho,
Pra postar no Facebook!
· Momento de encantamento e sensibilização! Semana em que se comemora o Dia das Mães.
· Com a música escolhida, realizaremos diversas ações... leitura, escrita, dramatizações, canção...
· Desenho, pintura, recorte, colagem, montagem de mural sobre as mães, presentes que eu gostaria de dar para a mãe e palavras de amor e carinho.
De 13/05 a 24/05
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada,
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero.
· A canção escolhida é um clássico infantil! Poderemos informar sobre tipos de casas, cômodos, objetos de cada espaço da casa...
· Solicitar uma pesquisa sobre os tipos de casas que têm no bairro onde moram.
· Detalhar a música em palavras para a escrita e leitura, número de letras...
· Recorte de revistas de vários tipos de casas e montar um mural...
De 27/05 a 31/05
O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer,
Ele mora lá na lagoa,
Não lava o pé porque não quer,
Mas que chulé,
Tá saindo do seu pé.
· Essa música é muito conhecida da criançada! Com ela iremos nos divertir muito!
· Poderemos falar sobre higiene, além de falar sobre os animais e os lugares onde vivem...
· Enaltecer a leitura, escrita...
JUNHO
De 03/06 a 21/06
Cai, cai balão,
Cai, cai balão,
Aqui na minha mão,
Não cai não, não cai não,
Cai na rua do sabão.
· Durante o mês junino muita coisa a se trabalhar...
· Leitura da música em cartaz, reconhecimento de algumas palavras no texto, letras iniciais e finais, quantidades de letras em determinadas palavras...
· Ganharão destaque: comidas típicas, bebidas, vestimentas, enfeites juninos, fogos, danças...
· Ensaiar quadrilha junina para apresentação aos outros colegas.
· Cantar outras músicas juninas.
· Atividades de desenho, pintura, recorte, colagem, montagem... tudo relacionado à música da quinzena.
· Cores, quantidades, formas, igualdade e diferença, maior, menor, cima, baixo, frente, atrás, lado, dentro, fora...
· Relembrando as vogais e consoantes, dando destaque as letras iniciais dos nomes dos alunos.
· Escrever listas com nomes da época.
JULHO
De 03/07 a 19/07
Hino do Maranhão
· No mês em que comemoramos o aniversário da cidade, nossa música escolhida foi o Hino do Maranhão.
· Com ele, faremos várias ações interessantes para as crianças e consequentemente para seus pais, já que é um evento que movimenta a todos os cidadãos.
· Significado do nome da cidade, acróstico, poesia, desenho, pintura, recorte, colagem...
· Lista com nomes dos bairros, pontos turísticos, cores da bandeira de Itabuna, símbolos oficiais da cidade.
· Releitura da Bandeira do Maranhão
· História do Maranhão, defesa do Meio Ambiente.
· Nome dos Governantes e suas funções.
De 22/07 a 02/08
Amigo é coisa pra se guardar,
Debaixo de sete chaves,
Do lado esquerdo do peito,
Dentro do coração.
· Ai que delícia! Dia do amigo! E para comemorar... essa canção maravilhosa foi escolhida.
· Com ela espera-se trabalhar um monte de coisa gostosa: cantar, dançar, dramatizar, ler, escrever, contar, brincar, desenhar, pintar...
· Confeccionar um cartão para o amigo.
· Promover um Amigo Doce.
· Abordar os Meios de Comunicação.
AGOSTO
De 05/08 a 16/08
A escolher.
· O período retrata Homenagem aos pais.
· Espera-se explorar leitura, escrita, letras iniciais, finais, quantidades de letras ...
· Assistir desenho, filme, cantar músicas...
· Confeccionar um cartaz com fotos de papais e presentes para eles...
· Trabalhar os Órgãos dos Sentidos.
De 19/08 a 30/08
Saci Pererê,
De uma perna só,
Conheço você,
Das histórias da vovó,
De gorro vermelho
Você é uma graça,
Cachimbo na boca,
Soltando fumaça.
De uma perna só,
Conheço você,
Das histórias da vovó,
De gorro vermelho
Você é uma graça,
Cachimbo na boca,
Soltando fumaça.
· Período de muita magia! O Folclore trata da cultura do povo brasileiro...
· Iremos ler lendas, ouvir e contar histórias sobre o folclore...
· Com a música escolhida, iremos esgotá-la de possibilidades pedagógicas: dramatizações, colagens, murais, cartazes, assistir filmes e desenhos...
· Meios de Transportes deverão ser abordados.
SETEMBRO
De 02/09 a 13/09
Hino Nacional Brasileiro (Refrão).
· Para incentivar o Espírito Patriota, vamos abordar o Hino Nacional, dando ênfase ao refrão.
· Cartaz, leitura, escrita, recorte, colagem, montagem...
· Releitura da Bandeira Nacional.
· Falar sobre o que representa o “7 de setembro”.
· Trabalhar cores e formas (Bandeira).
· Caça palavras significativas.
· Acrósticos com o nome BRASIL.
· Trânsito Brasileiro: cuidado e respeito...
De 16/09 a 27/09
A florzinha estava murcha,
Cansadinha de esperar,
Esperar a primavera e ela nada de chegar,
E ela então chegou!
E a florzinha se abriu,
O passarinho cantou:
Piu, piu, piu, piu, piu, piu...
· Chegando a Primavera!!!! Flores e cores pelo ar! Como é bom cantar!
· Nessa quinzena vamos ressaltar as plantas, animais e alimentação.
· Abordar as Estações do Ano.
· Brincar de mímica, dramatizações...
· Leitura, escrita... tudo sobre o texto da música em cartaz, além de atividades relacionadas.
· Consciência Indígena terá destaque.
OUTUBRO
De 30/09 a 11/10
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar,
O anel que tu me deste,
Era vidro e se quebrou,
O amor que tu me tinhas,
Era pouco e se acabou.
· A quinzena requer muita alegria e energia, por isso, escolhemos a música referida, por conta de sua expressividade.
· Cantar, dançar, brincar, ler, escrever, desenhar, pintar...
· Correr, jogar, cinema, teatro, passeios...
· Sala enfeitada, pintura nos rostos dos alunos....
De 14/10 a 1º/11
Meu pintinho amarelinho,
Cabe aqui na minha mão,
Na minha mão,
Quando quer comer bichinho,
Com seus pezinhos ele cisca o chão,
Ele bate as asas,
Ele faz piu, piu,
Mas tem muito medo é do gavião...
· Continuidade de todo o processo, numa perspectiva lúdica...
· Brincar de mímica, dramatizações...
· Leitura, escrita... tudo sobre o texto da música em cartaz, além de atividades relacionadas.
· Exercícios corporais, movimentos diversos, sequência, ordem, dinâmica...
NOVEMBRO
De 04/11 a 15/11
A galinha do vizinho,
Bota ovo amarelinho,
Bota 1, bota 2, bota 3,
Bota 4, bota 5, bota 6,
Bota 7, bota 8, bota 9,
Bota 10.
· A música dá ênfase aos números de 1 a 10 e ainda trata de animais e cores...
· Continuaremos a tratar de assuntos relativos à música das formas mais diversas e contextualizadas possíveis...
· Leitura, escrita, interpretação, cantar, dançar, desenhar, pintar, modelar, grafar...
De 18/11 a 29/11
A escolher.
· Nessa quinzena vamos ressaltar a Consciência Negra, vinculada à música e histórias infantis...
· Destacar a história e importância dos Negros para o nosso País...
· Valorizar e Enaltecer a Cultura Afro-Brasileira...
· Personagens Negros no Brasil e no Mundo: Artistas, Políticos, Atletas, Personalidades, Amigos...
DEZEMBRO
De 02/12 a 20/12
Bate o sino pequenino,
Sino de Belém,
Já nasceu Deus Menino,
Para o nosso bem,
Paz na terra pede o sino,
Alegre a cantar,
Abençoe Deus Menino,
Esse nosso lar...
· Final de Ano!!! Saudades! Mas com ele, uma das mais importantes datas para todos: O NATAL, Nascimento de Jesus Cristo.
· Reflexões, compreensões, conhecimentos, análises de tudo que estudamos até aqui...
· Ensaio de um coral Natalino.
· Atividades super legais relacionadas ao tema.
· Brincadeiras, jogos, pinturas, desenhos, caracterizações, dramatizações...
· Assistir à filmes e desenhos relacionados ao tema...
· Produção de um mural sobre a História do Nascimento de Jesus Cristo.
· Feliz Natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário