FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL:
Trata das experiências que favorecem a construção do sujeito e o desenvolvimento das capacidades globais da criança e dos seus esquemas simbólicos para relacionar com o outro. Nesse âmbito destaca-se a Identidade e autonomia.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE IDENTIDADE E AUTONOMIA:
üObservação da própria imagem em espelhos;
üObservações em duplas das diferenças e semelhanças entre os colegas;
üElaboração de gráficos de altura para estabelecimento das diferenças de tamanho entre as crianças;
üAtividades com os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar);
üDesenho do próprio corpo com materiais diversos;
üMomentos de observação das crianças de sua classe, sua escola e da rua em que vivem;
üReconstrução da história do aluno, da escola e do bairro;
üOrganização de mural de fotografias;
üConstrução da linha do tempo e do livro da vida com a ajuda dos pais;
üSituações de discussão, encontros com a presença de membros das famílias para contarem suas histórias);
üLeituras diversas;
CONHECIMENTO DO MUNDO:
Tem como objetivo explorar o potencial criativo e espontâneo da criança. Faz parte dele os seguintes Eixos de trabalho:
Movimento que é a característica natural da criança. É uma forma de linguagem onde a criança se comunica, expressa seus sentimentos, interpreta.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE MOVIMENTO:
üO jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto;
üImitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
üBrincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário.
üJogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega.
üParticipação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
üBrincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda,
üBrincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
üTrabalhar com cantigas de roda;
üAo som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
üFazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
üAtividades com objetos de pesos variados;
üUtilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos;
üTrabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos.
üParticipa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
üAtividade livre na área da escola, comando com música, transpor obstáculos;
üCircuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
üAtividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete;
üLançar aros pequenos no ar;
üPescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
üBater no balão com diferentes partes do corpo;
Músicas e artes visuais: Assim como a brincadeira, ocupam lugar privilegiado nas propostas onde a criança poderá desenvolver talentos e habilidades artísticas como também expressar-se.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE MÚSICAS E ARTES VISUAIS:
üOuvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
üDançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
üBrincar de mímica tendo como tema uma música;
üDançar interpretando a letra de uma música.
üConstrução de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
üO educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
üUtilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
üFazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
üEscuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
üApreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
üBusca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
üO educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
üDesenhar livremente sem a intervenção direta do professor;
üPintar um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
üUsar a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece?
üPropor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos;
üOferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
üDesenhar auto-retrato;
üRasgar ou dobrar papéis com texturas variadas.
üPassear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
üTrabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica.
üMontagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo;
üOrnamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa ou Ilustrar um livro.
Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.);
Linguagem oral e escrita: Relacionada com as quatro competências linguísticas: falar, escutar, ler e escrever. A organização dos conteúdos deste eixo deve possibilitar propostas didáticas e um nível crescente e contínuo pedagógico para o aumento de desafios.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Fantoche de Caixa de Leite:
Material:
a)Caixas de leite longa vida.
b)Lã ou papel crepom.
c)Folha de papel pardo ou coloridas.
d)Cola.
e)Papel sulfite, fita crepe ou durex e tesoura
MONTAGEM:
1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,
2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura
3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel. E na parte interna, cole papel vermelho.
4) Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os. Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.
5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores de remédio ou puro-purê, ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.
NATUREZA E SOCIEDADE
“É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e
acontecimentos do mundo, para isso o professor deve incentivar à observação e
explicação dos fenômenos. Na Educação Infantil, os alunos demonstram grande
interesse por temas ligados a esse eixo como: animais, fenômenos da natureza (chuva,
trovão), festas da cidade, programas de televisão.”
SUGESTÕES PARA ATIVIDADES SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE
Jogo Afunda ou não afunda
1- Comece convidando as crianças para o pátio onde teremos uma piscina (ou um recipiente qualquer) com água
2- Mostre os objetos e peça que façam as estimativas. (giz, esponja, patinho de borracha, pedra, lápis, bola, garrafa pet, copo, boneca etc..)O patinho vai afundar? E o giz?Vocês acham que a esponja afunda ou não afunda?
3-Em seguida chame por aluno e peça que coloque determinado objeto na água e observe se ele afunda ou não.
4- Em seguida abra roda de conversa sobre o momento do jogo para colher as impressões das crianças e quem sabe montar um texto coletivo com as falas.
Meu primeiro Carro:
Material:
a)Figuras de diferentes meios de transporte.
b)1 caixa de papelão por aluno de tal tamanho que o aluno consiga ficar dentro dele, vestindo-o.
c)Tinta guache de diferentes cores.
d)Cartaz com a ilustração de sinaleiro.
Apito. Apresentar as figuras de meios de transporte para averiguar quais são conhecidos dos alunos.
Matemática: Tem como finalidade estabelecer algumas noções matemáticas presentes no cotidiano, construir relações espaciais e temporais, identificar pontos de referência e conceitos, fazer registros espontâneos.
“Este eixo é de fundamental importância no trabalho desenvolvido pelo professor. Se bem elaborado, o aluno, ao chegar no Ensino Fundamental, terá muito mais facilidade na aprendizagem dos números e cálculos.”
Tema: Bolas coloridas
üDistribuição de papéis coloridos às crianças com cores diversas e confecção debolinhas com os papéis do tamanho de uma bola de tênis.
üFormação de círculos com as crianças com cesto no centro e arremesso das bolas no cesto;
Nenhum comentário:
Postar um comentário