Poema "Aula de leitura"
Ricardo Azevedo
A leitura é muito mais
do que decifrar palavras.
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender:
vai ler nas folhas do chão,
se é outono ou se é verão;
nas ondas soltas do mar,
se é hora de navegar;
e no jeito da pessoa,
se trabalha ou se é à-toa;
na cara do lutador,
quando está sentindo dor;
vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;
e no pêlo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;
e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;
e no tom que sopra o vento,
se corre o barco ou vai lento;
também na cor da fruta,
e no cheiro da comida,
e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,
e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,
vai ler nas nuvens do céu,
vai ler na palma da mão,
vai ler até nas estrelas
e no som do coração.
Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos
difíceis de decifrar.
|
NA ATIVIDADE PROPOSTA PELA PROFESSORA CITADA NO TEXTO, DEIXA EVIDENTE SUAS INTERVENÇÕES INICIANDO PELO PROCESSO DE ANTECIPAÇÃO, QUANDO ELA FIXA DIFERENTES CARTAZES NA LOUSA E PEDE QUE OS EDUCANDOS TENTEM LER EM QUAL DELES , ESTÁ ESCRITO “FELIZ ANIVERSÁRIO”. FAZENDO ASSIM, ELA LEVA-OS A REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA NO MOMENTO DA LEITURA.
DURANTE SUAS INTERVENÇÕES E LEVANDO EM CONTA AS RESPOSTAS DELES, PERCEBE-SE , QUE AS CRIANÇAS POSSUEM CONHECIMENTOS QUE SE APOIAM NA ESCRITA DE SEUS PRÓPRIOS NOMES E JÁ UTILIZAM EM SUA MAIORIA ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. A ATIVIDADE E AS INTERVENÇÕES LEVAM AS CRIANÇAS A OLHAREM PARA O TEXTO (FRASE), TANTO PELA LETRA INICIAL, QUANTO PELA FINAL E PARA DENTRO DA PALAVRA, INTERAGINDO O TEMPO TODO COM OS PARES E A DOCENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário