PROJETO: NÚMEROS
TÍTULO: APRENDENDO OS NÚMEROS E SUAS QUANTIDADES
EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA: É preciso na faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram iniciar o processo de aprendizagem dos números. Por se tratar de um projeto tão complexo e longo estarei inicialmente trabalhando com as crianças os numerais e suas quantidades do 0 ao 5, para que assim que a aprendizagem ocorrer de forma significativa possamos avançar até a quantidade de 10. Entretanto, se as crianças aprender os números, sua quantidade e sua escrita até o 5, serão fundamental para este projeto, que tem como objetivo iniciar com as crianças a aprendizagem significativa dos números e não apenas conhecê-los.
A Educação Infantil segundo o Plano Municipal de Educação do município de MATÕES tem o papel de propiciar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos, condições estas que permitam a reflexão em detrimento de apenas técnicas de repetição e memorização.
- Reconhecer os números e sua quantidade inicialmente do 0 ao 5 e gradativamente desafiar as crianças a avançar mais;
- Iniciar a escrita dos números;
- Fazer comparações do número escrito com a quantidade correspondente ao numeral;
MATEMÁTICA:
- Contagem oral;
- Raciocínio lógico;
- Números e operações;
- Comparação, classificação, e seriação.
CORPO E MOVIMENTO:
- Coordenação motora ampla e fina;
ARTES VISUAIS:
- Fazer artístico;
- Exploração de materiais;
METODOLOGIA:
- Realizar atividades de recorte e colagem, (números e objetos correspondentes);
- Utilizar palitos de picolé para realizar comparações de quantidade, agrupamentos e contagem oral;
- Iniciar o processo de escrita dos números utilizando como cópia a escrita da professora no quadro com giz;
- Realizar brincadeiras e cantigas envolvendo a contagem oral.
AVALIAÇÃO:
- Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;
- Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra;
- Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;
- Reconhece a escrita dos números;
- Realiza a escrita dos números;
- Reconhece sua idade;
O projeto foi bem aceito por todas as crianças da turma, no geral as crianças demonstraram bastante interesse e entusiasmo em conhecer os números e suas quantidades.
As crianças já identificam e reconhecem os números em diferentes contextos do dia a dia, como nas brincadeiras, atividades, hora de alimentação, passeios, entre outros.
Existe ainda uma dificuldade por parte das crianças em relação à escrita dos números, porém espero que aos poucos possam superar este desafio e possam desenvolver ainda mais seus potenciais, tanto na escrita como no raciocínio lógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário