PROJETO MOMENTO LITERÁRIO
JUSTIFICATIVA
Sabemos que é de responsabilidade da escola a formação do leitor através do desenvolvimento sistemático e progressivo das habilidades de leitura, além de incentivar a leitura como prazer e lazer, o que se faz promovendo o convívio dos alunos com diferentes gêneros textuais.
O aluno que descobre o prazer de ler desenvolve a capacidade de expressar por escrito o que sente e pensa, conscientiza-se do valor do conhecimento, dá asas à imaginação, interpretando a realidade e interagindo na mesma.
Portanto, cabe, a cada um de nós responsáveis pela tarefa de educar o compromisso com a formação do cidadão leitor. Com o propósito de colaborar com esta tarefa, a biblioteca sugere a vivência do projeto MOMENTO LITERÁRIO.
OBJETIVO GERAL
Estimular e desenvolver a leitura de diversos gêneros literários de autores infantis e juvenis brasileiros vivenciando a SEMANA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Promover a leitura de diferentes autores da literatura juvenil e infantil;
ü Valorizar e conhecer a literatura de autores infantis e juvenis;
ü Reconhecer as características de diferentes gêneros literários produzidos pelos autores;
ü Interpretar, dramatizar, produzir e reproduzir diferentes textos dos autores em estudo;
AÇÕES DO PROJETO
ü Escolha e exposição dos autores a serem trabalhados pelas turmas;
ü Estudo de obras dos autores em sala;
ü Elaboração de diferentes gêneros textuais relacionadas ao autor em estudo para apresentação em culminância através de um MOMENTO LITERÁRIO.
ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O MOMENTO DE CULMINÂNCIA
ü Organização de uma equipe para apresentação das atividades. (10 ou mais alunos)
ü Apresentação de uma mascote e nome para a equipe relacionada ao autor e obra apresentada;
ü Exposição de diferentes obras do autor em estudo através de: murais, slides, bancas de livros, etc.
ü Apresentação do autor em estudo através de diferentes gêneros textuais: paródia, poema, cordel, peça teatral, entrevista, conto, história em quadrinho, bibliografia, etc.
ü Elaboração de um texto publicitário conscientizando sobre a importância de ler uma obra/ou obras do autor;
ü Apresentação de um aluno para realizar uma caricatura/ou desenho do autor em estudo;
ü Dramatização de um trecho da obra do autor em estudo;
ü CONCURSO: Retextualização de uma obra do autor ou trecho de obra do autor em estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário