SUGESTÃO: PLANO DE AÇÃO DO ESPECIALISTA DA EDUCAÇÃO
J JANEIRO, última semana do mês: Providenciar a aplicação da avaliação dos alunos que ficaram para os estudos independentes.
J FEVEREIRO, Primeiro encontro de trabalho: Reunião pedagógica para apresentação dos resultados da escola nas avaliações externas, apresentar aos professores o índice de retenção de alunos no último ano letivo, apresentar a proposta de trabalho e orientar o planejamento para o início das aulas e recepção dos alunos. Planejar as atividades a serem realizadas nas datas comemorativas de fevereiro e março (previsão).
J FEVEREIRO, Primeiro ou Segundo encontro de planejamento: Avaliação do Plano de Intervenção Pedagógica do ano de 2014 Reestruturação e atualização do PIP para aplicação em 2015. Planejamento das atividades a serem realizadas nas datas comemorativas de fevereiro e março.
J FEVEREIRO: Orientar a aplicação e preenchimento do Mapa de Resultados da avaliação diagnóstica em todas as turmas.
J FEVEREIRO E MARÇO: Orientar os professores na elaboração do Plano de Curso, promovendo ciclos de estudo da Matriz Curricular.
J FEVEREIRO E MARÇO: Analisar a leitura e escrita dos alunos do 1º ao 5º ano dos anos iniciais e 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, arquivar as observações para acompanhamento durante o ano letivo e planejar junto aos professores as possíveis intervenções e montar o cronograma de atendimento.
J MARÇO: Listar as datas comemorativas do ano letivo e planejar as respectivas atividades para as datas a serem comemoradas.
J ABRIL: Planejar a organização do Jornal Mural para divulgação de curiosidades sobre as datas comemorativas e os conteúdos ministrados pelos professores, com o objetivo de gerar conhecimento e favorecer a prática da leitura rápida nos intervalos de recreio.
J Identificar em cada turma os alunos em baixo desempenho (alunos BD PROALFA que estão no 4º ano de escolaridade e alunos de todas as turmas que apresentaram nota abaixo da média no primeiro bimestre), planejar junto aos professores as intervenções e fazer o acompanhamento sistemático para verificar os avanços apresentados pelos alunos – certificar se a aprendizagem realmente está acontecendo.
J DURANTE O ANO LETIVO: Com a ajuda dos professores, montar o banco de atividades para subsidiar as atividades de intervenção e para suprir a falta de algum professor.
J Montar o banco de atividades para a intervenção dos alunos em baixo desempenho. Orientar os professores na montagem do portfólio dos alunos que apresentam as maiores dificuldades na aprendizagem com o objetivo de analisar e pesquisar os problemas que geram a situação especial.
J Elaborar junto aos professores o PDI dos alunos com necessidades educacionais especiais e de alunos que apresentam maiores dificuldades na aprendizagem e que ainda não foram diagnosticados pelo médico especialista.
J Listar os nomes dos alunos que apresentam número preocupante de faltas para que a direção faça o encaminhamento ao Conselho Tutelar local.
J Listar e disponibilizar aos professores materiais pedagógicos através de aparelho multimídia ou material impresso. Exemplos: Livros NAME 5º e 9º Língua Portuguesa e Matemática, Livros Gestar I e II de Língua Portuguesa e Matemática, antigos diagnósticos disponibilizados pela SRE e SEE, Sequências Didáticas e Sequências de atividades fornecidas pelas SRE e SEE.
J Levantar temas, assuntos ou livros, filmes ou textos a serem analisados ou estudados no Módulo II, bem como observar os aspectos onde os professores apresentam maiores dificuldades para capacitá-los através do Ciclo de Estudos, atendendo orientações da SRE e SEE com a formação em serviço. Exemplos: Filme Adorável Professor; Caderno de Boas Práticas do Professor (anos iniciais); Caderno de Boas Práticas do Projeto Educação de Tempo Integral; Novo Acordo Ortográfico Da Editora Melhoramentos; CBC; Livro Na Sala de Aula- Celso Antunes; Padrões de Competência para Professores dos Anos Iniciais do Estado de Minas Gerais; Métodos e Processos de Alfabetização; Níveis de escrita segundo Emília Ferreiro (Apostila Alfabetização e Letramento); Como trabalhar o conteúdo Espaço e Forma, Planejamento, Tratamento da Informação, Sequência Didática, Oficina de Produção de Textos (ver sugestão na Revista Gestão Escolar do ano de 2014de janeiro a dezembro e Apostila Oficina de Produção de Textos elaborado pela Analista Educacional de SRE de Montes Claros Cleonice Gomes.
J Orientar o planejamento e elaboração dos Planos de Aulas (ver modelo da Equipe PIP/CBC Montes Claros) e o preenchimento correto dos Diários de Classe. De acordo com cronograma montado previamente, apreciar e analisar os Planos de Aulas, Diários de Classe, diagnósticos a serem aplicadas, atividades ministradas em sala e cadernos dos alunos para verificar a sequência didática das atividades desenvolvidas e a organização dos alunos. Quanto aos cadernos dos alunos, a análise e apreciação poderão ser realizadas de forma amostral, em cada sala dos anos iniciais.
J Acompanhar o trabalho dos professores e verificar se está de acordo com a Matriz Curricular e CBC.
J Coordenar as ações para a reestruturação do PPP, PIP e Regimento Escolar.
J Coordenar ao longo do ano letivo o desenvolvimento de projetos que norteiam a prática pedagógica e geram aprendizagem. EXEMPLOS: Releituras de Obras de artistas como: Tarcíla do Amaral, Edgar Degas, Renoir, Maurício de Souza, Juan Miró; Projeto Soletrando; Chá Literário, Feira da Cultura, Feira de Ideias; Consciência Negra.
J BIMESTRALMENTE: Verificar através de levantamento de dados do aproveitamento bimestral dos alunos para facilitar o acompanhamento pedagógico, o repasse de orientações nos horários de planejamento e melhor desempenho pedagógico nos conselhos de classe. Sugestão: Providenciar a cópia dos resultados bimestrais de aproveitamento do SIMADE e marcar na própria cópia alunos sem média, alunos com média e alunos acima da média, caracterizando assim alunos em níveis desempenho: baixo, intermediário e recomendável (se preferir, preencher ficha específica – ver sugestão da SRE). Realizar o concelho de Classe, orientar o planejamento das ações e estratégias seguintes para sanar as dificuldades dos alunos.
J Nos anos iniciais, se necessário, promover oficina para divulgar os materiais pedagógicos e livros existentes na escola e algumas das possíveis atividades que poderão ser desenvolvidas em sala com esses instrumentos de ensino.
J Orientar os novos professores que chegam à escola no planejamento das aulas e apresentar a proposta de trabalho elaborada no início do ano, bem como as Matrizes Curriculares- Anos Iniciais e CBC-Anos Finais e Ensino Médio.
J Coordenar o Projeto de Leitura como grande parceiro no Plano de Intervenção Pedagógica. SUGESTÃO: Anos Iniciais: Em todas as turmas, começando com textos menores e com menor grau de dificuldade e progredindo para textos maiores e com maior grau de dificuldade ortográfica. Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: Professor faz uma lista dos livros existentes na biblioteca de acordo com os temas que quer abordar e a indicação da idade dos alunos, pede o PEUB para separá-los e de acordo com as etapas do projeto, vai orientando os alunos na leitura das obras, estipulando prazos, culminância, outros.
J JULHO: Corrigir as situações problemas de progressão parcial e atualizar os registros pedagógicos e orientar os professores no registro do Diário de Classe.
AO LONGO DO ANO LETIVO: Avaliar em conjunto as ações propostas no Plano de Intervenção Pedagógica e ajustá-las, ou replanejá-las de acordo com as necessidades coletivos, tendo em vista a aprendizagem dos alunos.
J NOVEMBRO E DESEMBRO: Organizar o fechamento do ano letivo: Reuniões de pais, alunos em progressão parcial, verificar o fechamento dos registros dos Diários de Classe, receber dos professores os materiais pedagógicos emprestados: Guias, CBC, outros.
J DEZEMBRO: Coordenar a avaliação coletiva do ano letivo e anotar as novas sugestões para o ano letivo seguinte.
J DEZEMBRO: Organizar com a ajuda dos professores a listas de alunos por turma e ano de escolaridade, separando-os com o olhar pedagógico, separando os alunos indisciplinados e evitando a formação de turmas homogenias.
MEU PLANO DE AÇÃO
PLANO DE AÇÃO – ANO 2015
AÇÃO
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PERÍODO
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$ 1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA
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! 01/02/2015
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$ CONSTRUIR AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E COGNITIVA DO 1º E 2º ANOS
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! 14/02 À 20/02
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$ REALIZAR AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NOS 1º E 2º ANOS
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! 20/02 A 06/03
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$ 1º ENCONTRO DE PAIS
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! 22/02 E
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$ CONSTRUIR TABELA COM RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
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26/03
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$ ORGANIZAR INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES
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1ª SEMANA DE ABRIL
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$ APLICAR DITADOS
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MENSAL
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$ APLICAR PRODUÇÃO DE TEXTOS
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MENSAL
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$ REALIZAR TESTE DE LEITURA DE TODOS OS ALUNOS DOS 1ºE 2º ANOS
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MÊS DE MARÇO
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$ ORGANIZAR ÁS REUNIÕES DE PAIS
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FINAL DE CADA BIMESTRE
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$ REALIZAR TESTE DE FATOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA O 2º ANO
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FINAL DE ABRIL
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$ ORGANIZAR E ACOMPANHAR EXECUÇÃO DO PROJETO DE LEITURA
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A PARTIR DE MAIO
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$ ESTIMULAR O EMPRÉSTIMO DE LIVROS AOS ALUNOS (TURNO MATUTINO)
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DIARIAMENTE
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$ ORGANIZAR REUNIÕES DE MÓDULO 2
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SEMANAL
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$ PARTICIPAR DAS CAPACITAÇÕES OFERECIDAS PELA SRE OU SEE
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SEMPRE QUE NECESSÁRIO
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$ ORGANIZAR E PARTICIPAR DAS REUNIÕES ADMINISTRATIVAS, PEDAGÓGICAS, CONSELHOS DE CLASSE;
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BIMESTRAL
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$ REALIZAR INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
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DURANTE TODO O ANO LETIVO
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$ ENCAMINHAR ALUNOS AO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, REFORÇO ESCOLAR OU SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE
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SEMPRE QUE NECESSÁRIO
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$ OFERECER SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES DURANTE REALIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO OU NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
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SEMPRE QUE NECESSÁRIO/ BIMESTRAL
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$ ORGANIZAR, ACOMPANHAR E PARTICIPAR DOS PROJETOS INTERNOS DA ESCOLA
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NAS DATAS PREVISTAS EM CALENDÁRIO
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$ COMUNICAR E ESTIMULAR AOS PAIS A PARTICIPAREM DA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO
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SEMPRE QUE NECESSÁRIO
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$ INTERESSAR-SE EM FICAR POR DENTRO DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS
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SEMPRE QUE NECESSÁRIO
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