Projeto de leitura
"Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu pelo qual se encontrou e, sem figuras sem extravagância, fê-la esquecer as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.”
Cecília Meireles.
Introdução
O que é leitura?
A palavra ler tem muitos sentidos.o dicionario Houaiss da lingua portuguesa apresenta os seguintes ,entre outros:Percorrer com a vista,interpretando-o por uma relação estabelecida entre as sequencias dos sinais ,graficos escritos,e os sinais linguistico próprio de uma lingua natural .Ter acesso a textos através de sistemas de escrita valendo- se de outro sentido que não o da visão.
Para o escritor argentino Alberto Manguel “todos lemos a nós e ao mundo á nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos .Lemos para compreender,ou para começar a compreender.
Numa sociedade letrada como a nossa a leitura é fundamental.
Segundo a autora Magda Soares as habilidades da leitura são :
“a habilidade de decodificar símbolos escritos; a habilidade de captar significados; a capacidade de interpretar seqüências de idéias ou eventos, analogias, comparações, linguagem figurada, relações complexas, anáforas; e, ainda, a habilidade de fazer previsões iniciais sobre o sentido do texto, de construir significado combinando conhecimentos prévios e informação textual, de monitorar a compreensão e modificar previsões iniciais quando necessário, de refletir sobre o significado do que foi lido, tirando conclusões e fazendo julgamentos sobre o conteúdo. Acrescente-se a essa grande variedade de habilidades de leitura o fato de que elas devem ser aplicadas diferenciadamente a diversos tipos de materiais de leitura” (SOARES, 2008, p.69)
Projeto de Leitura- Poesias
Turma: 4ª Série
Tempo estimado: 5 dias
OBJETIVO GERAL: Despertar nos alunos o interesse pela Leitura a partir do lúdico.Incentivar o hábito de ler ,propiciar a troca e o conhecimento de ideias e opnioes e conhecimentos. Ampliar o conceito de leitura e levá-los a conhecer diversos autores. Desenvolver o olhar crítico para a produção poética de qualidade.Desenvolver a linguagem oral e escrita.Escrever poesia e reconhecer a aplicabilidade do texto poético, e identificar a poesia no cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular o gosto pela leitura através do lúdico.
-Melhorar o aprendizado e oralidade.
-Produzir poemas e familiarizá-los com poemas conhecidos .
-Planejar e produzir um livro coletivo.(Antologia Poetica)
-Identificar os recursos poéticos.
JUSTIFICATIVA: Trabalhando o conteúdo que compõem a disciplina de Lingua Portuguesa identificamos a dificuldade e o desinteresse por parte dos discentes , por isso , realizamos uma pesquisa para introduzir na sala de aula, algo que chamasse a atenção e estimulasse o gosto pela leitura.
| ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário