Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

Oficinas de Produção de texto


Uma das situações de aprendizagem que eu mais gosto de trabalhar em sala de aula é o momento de leitura. Literalmente entro nos personagens, na história, vivencio a narrativa.
Todo esse processo antecede a produção textual e como professores pensamos estratégias para mediar essa construção. 
Recebi de uma amiga uma ideia de oficinas para produção de diferentes textos. Publiquei essas oficinas em dois post (hoje e na sexta passada). Espero que gostem.
Beijocas
Cris Chabes

OFICINA: Notícia maluca


METODOLOGIA
  • Estude uma notícia com a turma;
  • Divida a turma em grupos e de 6 perguntas: O QUE? ONDE? QUEM? QUANDO? POR QUÊ? COMO?
  • Peça que os alunos criem respostas para essas perguntas;
  • Recolha as perguntas agrupando as iguais (todas as o que? numa caixinha, as onde? em outra e assim sucessivamente)
  • Solicite que cada grupo vá até as caixinhas e pegue uma pergunta de cada tipo;
  • O grupo deve organizar a notícia conforme as respostas do bilhete. Ficará assim uma notícia maluca.
OU
  • Dobre uma folha em 6 partes e coloque na parte de cima uma pergunta: O QUE? ONDE? QUEM? POR QUÊ? COMO?
  • Divida a turma em 6 grupos e passe a folha dobrada, cada grupo deve responder a sua pergunta sem olhar a anterior;
  • No final abra a folha e leia a notícia para a turma;
  • Exponha o trabalho.


OFICINA: Loteca da leitura

METODOLOGIA

  • Trabalhe um texto com a turma;
  • Escolha palavras deste texto e faça fichas;
  • Divida a turma em dois grupos e de 10 pontos para cada grupo;
  • Coloque as fichas numa mesa no meio da sala;
  • Sorteie um grupo para começar o jogo;
  • Diga uma palavra que está na ficha para o grupo que vai começar o jogo;


  • Um aluno do grupo deve ir até a mesa e pegar a palavra que a professora falou e mostrar par todos;
  • Se pegou a palavra certa acrescenta mais 1 ponto nos que já tem; se errar perde um ponto dos que já tem e passa a vez para o outro grupo;
  • Assim até terminar todas as palavras;
  • No final do jogo fazer o ditado relâmpago: mostre a ficha para a turma, eles leem a palavra, o professor esconde a ficha e eles escrevem, depois que todos escreveram mostre a ficha e eles fazem a correção (não esqueça de discutir com eles as dificuldades da palavra).


OFICINA: Texto coletivo

METODOLOGIA

  • Coloque um objeto para cada aluno dentro de um saco ou caixa (se a turma for muito grande coloque apenas uma quantidade de objetos);
  • Organize a turma em círculo e solte o saco com os objetos numa das pontas o aluno tira um objeto e começa uma história envolvendo o objeto, passa o saco para o colega que deve retirar outro objeto e continuar a história começada; assim até terminar todos os alunos;
OU
  • Peça que cada aluno traga de casa um objeto, brinquedo...
  • Organize a turma em grupos;
  • Cada grupo deve montar uma história oralmente com os objetos;
  • Depois apresentá-la aos colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário