Pensamento: QUEM LÊ...
...Sabe Mais
...Pensa Melhor
...Compara Idéias
...Prepara-se Melhor
...Tem o que Falar
...Tem o que Responder
...Fundamenta Suas Opiniões
...Aumenta sua Compreensão
...Melhora o Vocabulário
...Tem mais Chances
...Absorve Experiência
...Sabe o que Está Acontecendo
O que o hábito da leitura pode fazer?
a) Ampliar os horizontes;
b) Desenvolver o espírito investigativo;
c) Estimular a criatividade
d)Contribuir na construção de bons modelos;
e) Favorecer a autonomia de pensamento, a auto - crítica e o senso de julgamento.
O que se pode fazer para incentivar a leitura?
1) Realizar a hora do conto
Os livros desenvolvem a imaginação, a criatividade, objetivando o contato com a literatura. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real. A hora de curtir um livro juntos é a hora de partilhar. O importante é que nessa hora não haja pressa, contando ou lendo tudo de uma só vez. É preciso respeitar as pausas, perguntas e comentários naturais que a história possa despertar, tanto em quem lê quanto quem ouve.
O objetivo da hora do conto é a familiarização com a literatura, mostrando-a como entretenimento. Até os alunos menos amigos dos livros sentem – se encantados com essa atividade porque, para eles, ouvir é muito mais fácil do que ler, e o narrador, com as modulações da voz e as expressões faciais, ajuda a tornar os significados mais compreensíveis, mais interessante as situações e os personagens.
Há diversas maneiras para se realizar a hora do conto como:
a) Cineminha – onde é usada uma caixa de papelão ou madeira; dois pedaços de cabo de vassoura, papel, tinta e muita imaginação. (antigo)
b) Teatro de bonecos – no qual são utilizados bonecos (fantoches) seguindo o enredo de uma história.
c) Leitura em voz alta para as crianças.
d) Criação de história:
Continuando o enredo da obra lida;
Criando novos enredos com os mesmos personagens;
Reescrevendo a história em uma outra época;
Recriando a história em outro ambiente.
e) E usar vários outros métodos para a hora do conto.
2) Promover Concursos de Leitura “ Sou Louco por livros”
Onde o aluno lê o livro e dá o seu parecer e incentivando outros a lerem também.
Quem realmente ler mais, merece uma medalha ou um prêmio .
3) Jornal Mural – montar no mural as várias seções do jornal. Cada um lerá o que interessa.
4) Festa Literária – Noite de autógrafos. Fazer exposição dos livros escritos pelos alunos.
5) Campeões da Leitura – Todo mês montar o quadro dos campões. Dar uma lembrança.
6) Visitas a Feira de Livros – a cada 2 anos nós temos no Rio a Bienal do livro, uma oportunidade de levar os alunos para visitarem a feira, ouvirem histórias e comprarem livros.
7) Fazer desenhos, pintura do livro ou de alguns de seus personagens.
8) Fazer comentários sobre o livro lido.
9) Confeccionar cartazes com desenhos inspirados no enredo, no ambiente ou nos personagens.
10) Montar murais com base nas histórias lidas ou feitos a partir de trabalho livres.
11) Fazer dramatização da história lida ou da parte que mais interessar.
Estratégias de Leitura Recreativas
Textos recreativos para crianças não – alfabetizadas:
- Permite que a criança tenha contato com livros, mesmo que não tenha idade para ler.
- Escute com carinho e paciência as histórias que elas contam.
- Incentive – as a falar e a se expressar, sem imita-la.
- Conte história para elas.
- Leia histórias em voz alta com bastante freqüência.
- Dê livros de presente a elas.
- Leve – as a participar de eventos culturais: feira de livros, teatro, etc.
- Estimule visitas às bibliotecas.
Textos recreativos para crianças alfabetizadas – 1ª a 4ª série:
- Dê livre escolha às crianças, no que diz respeito à leitura recreativa.
- Procure incentiva - las sempre a ler.
- Fale a respeito de livros e escritores com as crianças.
- Faça murais sobre livros e autores bem conceituados.
- Faça exposições de livros novos na biblioteca.
- Não cobre, jamais uma leitura recreativa.
- Faça com que seu mundo e o da criança gire em torno de informações, livros, jornais,
Tv, etc.
- Leia juntamente com os alunos, os mesmos livros. Após a leitura, faça comentários sobre a obra. A fala, a audição e a socialização estarão sendo ativadas.
A Escolha dos livros
Existem inúmeros guias de leituras, noticiários, boletins informativos e catálogos de literatura infanto – juvenil, que devem ser selecionados com atenção, diferenciando da literatura de consumo que não possui comprometimentos maiores com a realidade da criança.
A literatura infantil deve ter a função básica de estimular na criança todas as potencialidades latentes em seu ser, e uma linguagem adequada a criança.
Todo o cuidado é pouco na escolha do livro. Note o que Ellen White escreveu: “À crianças deve ensinar – se a rejeitar os contos levianos, excitantes, e volver à leitura sensata que levara´ o espírito a ter interesse na narração, história e argumentação da Bíblia. A leitura que lança luz sobre o Sagrado Volume, e desperta o desejo de o estudar, não é perigosa, mas sim proveitosa.” - Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p.122
Verso Bíblico: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Prov.22:6
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