Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TORNA O ALUNO MAIS CONFIANTE E ÁGIL NO APRENDIZADO



 A aprendizagem engloba várias questões e condições básicas: a motivação, o interesse, a habilidade de compartilhar experiências e a de interagir com os diferentes contextos são algumas delas
O melhor modo de aprender ensinar vem sendo estudado há anos e ainda promove inúmeras discussões. Todo ser humano nasce com potencial para a aprendizagem, todos adquirimos novos saberes, desenvolvemos competências e mudamos de comportamento em qualquer idade ou tempo.
A aprendizagem é usualmente dividida em mecânica significativa. A mecânica é compreendida como a atividade em que o estudante memoriza as informações em forma de dados desconectados e desprovidos de grandes significados. Na significativa, novos conceitos são interligados a outros já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz de maneira substantiva.

Na interação com o ambiente físico e social, o nosso conhecimento sofre um processo de contínua elaboração e reelaboração. Algumas pessoas possuem maior facilidade de aprendizado adotando determinados procedimentos, enquanto outros se sentirão mais confortáveis estudando a mesma coisa de maneira diferente. A experiência educacional do professor é muito importante e eficaz na escolha do tipo de abordagem a ser usada.

No curso Aprendizagem Significativa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você encontra fundamentos a respeito do ensino e aprendizagem, das reflexões do papel da sala de aula e de como esses recursos podem fazer de você um professor mais qualificado.
A partir da análise dos conceitos de aprendizagem, o profissional terá acesso a estratégias que oferecem aos alunos os conhecimentos que ainda não obtiveram

A partir da análise dos conceitos de aprendizagem, o profissional terá acesso a estratégias que oferecem aos alunos os conhecimentos que ainda não obtiveram e a possibilidade de desenvolverem uma postura favorável à aprendizagem significativa. Tornando seu aluno mais confiante e com maior facilidade rapidez no aprendizado.

O curso aborda temas como: Teoria construtivista da aprendizagemTeoria da aprendizagem significativa; Processo de aprendizagem significativa; O aluno como causador de aprendizagem; Como tornar a aprendizagem mais significativa; Tutoria monitoriaMentoria e estudos em grupo; Mapas conceituais e Avaliação e aprendizagem significativa.

O desafio de ser professor

A aprendizagem engloba várias questões e condições básicas: a motivação, o interesse, a habilidade de compartilhar experiências e a de interagir com os diferentes contextos são algumas delas. Assim, o desafio dos educadores é despertar motivos para a aprendizagem, tornar as aulas interessantes, trabalhar com conteúdos relevantes para que possam ser compartilhados em experiências extraescolares.

É importante também fazer da sala de aula um ambiente estimulante. Para tanto, é necessário entender quem são os alunos, seus sonhosaspirações e, assim, conseguir planejar atividades em que eles se sintam motivados a participarem das aulas.

O papel do professor é de enorme importância, sua missão é criar um ambiente que seja propício à assimilação do saber, servindo de facilitador no processo de ensino e aprendizado
O papel do professor é de enorme importância, sua missão é criar um ambiente que seja propício à assimilação do saber, servindo de facilitador no processo de ensino e aprendizado. A aprendizagem significativa pode ser a condição essencial para alcançar esse objetivo, garantindo ao aluno a versatilidade de agir autonomamente em diferentes contextos.

O desafio é buscar constantemente novos caminhos, abrindo possibilidades para uma maior eficiência da arte de ensinar. Para conseguir isso, é importante ser capaz de gerar progressos pessoais e sociais para os alunos. A missão do professor é preparar os alunos para serem independentes e superarem seus desafios como seres humanos cidadãos.

Por: Virgínia Maria de Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário