JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
O projeto será aplicado durante o 2º semestre de 2012 com a turma do 1º ano, tendo como objetivo geral estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente serão estimulados a prática prazerosa da leitura.
Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.
OBJETIVO GERAL
· Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.
Objetivos específicos:
· Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
· Descrever cenários e personagens;
· Incentivar o trabalho em equipe.
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
· Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.
CONTEÚDOS
· Conversas formais e informais.
· Estratégias de leitura.
· Unidades fonológicas e apropriação da base alfabética.
· Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
· Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.
HISTÓRIAS:
· Rapunzel.
· Chapeuzinho Vermelho.
· Branca de Neve e os sete anões.
· Os três porquinhos.
· João e o Pé de feijão.
· Pinóquio.
· João e Maria.
· Alice no país das maravilhas.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem.
Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.
História: Uma caixa de leitura
Objetivos:
· Ouvir histórias visando desenvolver a oralidade, leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, além de aumentar o repertório de histórias contribuindo para a formação de leitores ativos na sociedade, enriquecendo o vocabulário;
· Estimular o gosto pela leitura;
· Identificar personagens e histórias clássicas infantis que aparecem nesta história, imaginar situações, lugares com intuito de estimular a criatividade;
· Interpretar situações que aparecem na história.
Desenvolvimento metodológico:
· Alunos sentados em roda no chão.
· Cantaremos a música “Uma história”, a qual será cantada sempre antes de ouvirmos histórias.
UMA HISTÓRIA
(Palavra Cantada)
EU VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA
AGORA ATENÇÃO
QUE COMEÇA AQUI NO MEIO
DA PALMA DA TUA MÃO
BEM NO MEIO TEM UMA LINHA
LIGADA AO CORAÇÃO
QUE SABIA DESSA HISTÓRIA
ANTES MESMO DA CANÇÃO.
DÁ TUA MÃO, DÁ TUA MÃO,
DÁ TUA MÃO, DÁ TUA MÃO.
· Contar a história “Uma caixa de leitura”, identificando os personagens e histórias que aparecem neste livro.
· Esta história será a introdução do Projeto “Uma viagem pelo mundo mágico da leitura” o qual será desenvolvido no 2º semestre com a turma de 1º ano.
UMA CAIXA DE LEITURA
Certo dia, numa floresta, uma menina encontrou uma misteriosa caixa mágica. A caixa estava repleta de objetos interessantes: um sapatinho de cristal, uma maçã envenenada, um par de botas, uma espada (curiosamente incrustada em uma pedra), um gorro vermelho, uma agulha, uma sombra (isso mesmo, uma sombra), um arco e flechas e, finalmente, um sabugo de milho.
Mas, infelizmente, toda vez que ela retirava um dos objetos da caixa, aparecia alguém para levá-los.
O sapatinho foi levado por uma fada que não se cansava de perguntar:
- Que horas são? Que horas são?
A maçã estava prestes a ser devorada, quando surgiu uma bruxa ranzinza:
- Preciso ir, preciso ir...
As botas, por incrível que pareça foram roubadas por um gato!
Um menino, não se sabe porque, puxou a espada e saiu cantarolando:
- Vou ser rei, vou ser rei!
O gorro vermelho ficou com uma garotinha que precisava ir a casa da vovó. Só que a agulha foi levada pela bruxa, que de tanta pressa, acabou espetando o próprio dedo.
Pois é, quem diria! A sombra também tinha dono, era de um garoto voador (parece impossível, mas é verdade).
E ainda, apareceu um rapaz que dizia ser o melhor arqueiro da Inglaterra, pegou o arco e as flechas.
O mais estranho que aconteceu foi o caso de um sabugo de milho que era amigo, imaginem, de uma boneca de pano.
Desanimada, a menina vê a caixa vazia, e eis que lá no fundo ainda irradiava um brilho dourado.
- O que será isso? Pensou ela. –Uma moeda? Não era uma moeda e sim um anel.
Nesse instante, um mago de longos cabelos brancos apareceu e a menina que entregava todos os objetos disse:
- Por que não posso ficar com os meus tesouros?
E apontando para o anel, o ancião respondeu:
- Engana-se, tu não perdeste teu tesouro!
A menina naquele momento, recebeu uma inscrição que dizia:
“deixo-te esse anel, as pessoas que nele tocarem à leitura para sempre vão se prender”.
Assim, ela compreendeu que não havia perdido seu tesouro, que para sempre o reencontraria nos livros.
(Autor desconhecido)