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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Aprenda técnicas para acalmar as crianças


Paz e diversão

Quando as crianças são um pouco maiores, jogos e brincadeiras podem ser propostos. Coloque uma música relaxante e proponha uma brincadeira em que todos os movimentos deverão ser lentos e a respiração profunda, acompanhando o ritmo da música. Outra dica é pedir pra eles imitarem os movimentos dos animais. Cuide para o momento ser divertido e não chato e estressante.

Se você está pensando “é impossível fazer meu filho parar quieto para relaxar”, saiba que o começo não é mesmo fácil. Eles precisam se acostumar com os exercícios e isso pode levar tempo e dedicação. Crie uma rotina para o relaxamento. Escolha o melhor horário e reserve de 10 a 15 minutos só para isso – deixe o celular, o computador, a TV e os problemas fora do ambiente em que vocês estão. Aproveite o momento só de vocês para fortalecer os laços. E nada de dar bronca se os pequenos não estiverem fazendo certo. O objetivo, inclusive para você, é relaxar.

Depois desse primeiro momento, quando a criança já estiver acostumada à respiração e aos movimentos lentos, passe para a segunda etapa do processo. Faça com que ela se sente ou deite em uma posição confortável, em local agradável, e peça que respire profundamente três vezes de olhos fechados, escutando as batidas do coração. Além da música, você pode estimular que ela imagine lugares bonitos, elementos da natureza ou outras situações agradáveis.

Técnicas de emergência

E para aquelas situações de emergência, em que seu filho está agitado em um lugar público e não tem como parar para fazer tudo isso? Converse em um tom de voz baixo, abrace-o com ternura, sussurre palavras como “calma, fique tranquilo, estou aqui para conversar”. A ideia é transmitir a sua calma – mesmo que seja apenas de fachada – para a criança. No shopping, supermercado, casa de parentes e na escola essa é a melhor forma de acalmar os ânimos infantis. No carro, o toque fica impossível, mas tenha sempre à mão um CD de música relaxante.

Outra opção em ambientes cheios de gente é cantar uma música que ele gosta, bem baixinho, e pedir para acompanhá-la. Ele deve escolher as canções seguintes até você perceber que a situação está sob controle.

Massagem infantil

Um jeito de acalmar os ânimos dos anjinhos depois da agitação do intervalo. Assim que voltam das brincadeiras no parque, as crianças da pré-escola pegam seus tapetes e deitam confortavelmente. Em seguida, uma música de fundo ajuda os professores a contar histórias. Por fim, separados em duplas, cada um faz massagem – conforme proposta da professora – e depois recebe de um coleguinha.

São usadas bolas de tênis ou borracha, rolinhos de madeira ou mesmo as mãos. É neste momento que cada criança lida com suas individualidades e as dos amigos, dizendo se está forte, fraco e de que forma quer ser tocado pelo outro. A massagem acalma e prepara para as próximas atividades do dia, melhorando a atenção, concentração e relaxamento do corpo. Abaixo uma série que pode ser feita nas crianças, em casa ou na escola, durante 15 a 30 minutos:

1. Peça para a criança deitar em um lugar aconchegante;
2. Coloque uma música bem baixinho, adequada para o momento;
3. Fale para ela tentar fechar os olhos, sem apertá-los;
4. Pegue uma bolinha (de tênis ou borracha) e passe por todo o corpinho da criança;
5. Depois, fixe em algumas partes e faça movimentos circulares e retos. Use mais ou menos pressão dependendo da parte do corpo;
6. No final, deixe a bolinha de lado e passe as mãos pelo corpo da criança, fazendo sempre movimentos de dentro para fora do corpo (por exemplo: do ombro até as pontas dos dedos das mãos);
7. Quando acabar, peça para a criança abrir os olhos calmamente e sentar.

Ambiente em equilíbrio

Dê preferência para os tons claros e pastéis na decoração. Eles trazem aconchego e tranquilizam. O azul é um tom que está diretamente ligado à tranquilidade.
A organização do quarto também é muito importante. Defina bem onde cada coisa deverá ser guardada depois de utilizada, inclusive os brinquedos, e ensine o pequeno a manter essa regra. A posição da mobília também ajuda: evite direcionar a cama ou o berço à porta de entrada do quarto, o que pode dificultar o descanso. E o cheirinho do ambiente também conta. Borrife no ambiente e nos tecidos fragrâncias de camomila e lavanda, ervas calmantes. Elas também podem ser usadas secas dentro do travesseiro.

Dicas de Leitura e escrita para Educação infantil



Crianças de 4 a 6 anos

Falar e escutar

Utilização da linguagem como instrumento para ter acesso a informações, compreendê-las e fazer uso delas através da elaboração de perguntas e respostas e da comunicação de impressões e idéias.
A fala das crianças traduz seus modos próprios e particulares de pensar e não pode ser confundida com um falar aleatório. Ao contrário, cabe ao professor ajudar as crianças a explicitarem, para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas valorizando a intenção comunicativa para dar oportunidade aos diálogos.

Práticas de leitura

Entende-se que a criança é capaz de ler na medida em que a leitura é compreendida como um conjunto de ações que transcendem a simples decodificação de letras e silabas. Quando a criança consegue inferir o que está escrito em determinado texto a partir de indícios fornecidos pelo contexto.
A leitura do educador deve ser uma prática constante na educação infantil e pressupõe o trabalho com diversidade de objetos, modalidades e textos que caracterizam as práticas de leitura de fato. As situações propostas às crianças que não dominam a leitura convencional devem dar-lhes oportunidades para que, no contato com diversos textos, possam ler de duas formas: obtendo informação do texto a partir de indicadores presentes no contexto e, no caso de textos memorizados, pelo estabelecimento de correspondência entre partes do falado e partes do escrito.

Práticas de escrita

A criança pode aprender a escrever produzindo oralmente textos com destino escrito, momento em que o educador é o escriba. A criança também aprende ao arriscar-se fazendo como sabe, escrevendo de próprio punho, podendo receber ajuda de quem já sabe, escrevendo de próprio punho, podendo receber ajuda de quem já sabe escrever. Em ambos os casos, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escriba em diferentes circunstâncias.
Esta concepção supõe, uma prática continuada de produção de textos que reproduza contextos cotidianos nos quais escrever tem sentido, buscando a maior similaridade possível com práticas de uso social:
· Escrever para não esquecer alguma informação;
· Escrever para que a mensagem atinja um grande número de pessoas;
· Escrever para identificar um objeto ou uma produção etc.

Orientações didáticas

Ambiente alfabetizador

Quando promove um conjunto de situações de usos reis de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo idéias sobre como se lê e como se escreve.
O professor, de acordo com seus projetos e objetivos, pode escolher com que gêneros vai trabalhar de forma mais contínua e sistemática, para que as crianças os conheçam bem.Alguns textos são adequados para o trabalho com linguagem escrita como, por exemplo, regras de jogo, textos impressos em embalagens, receitas culinárias, convites, histórias em quadrinhos, fábulas, relatos históricos, textos de enciclopédia etc.

Organização do tempo

Atividades permanentes: é uma prática diária. Leitura: são organizados com diversos tipos de livros. Jogo de escrita: contém caça-palavras, cruzadinhas, letras móveis etc. Faz-de-conta: traz o cotidiano na interação com a linguagem, como por exemplo, colocar a disposição da criança embalagens diversas, livros de receitas, blocos para escrever etc.

Projetos: Permite conexão aos outros eixos.Os projetos de linguagem oral podem ser propostas através de gravação de conto da família e trazida a sala de aula para pesquisa de reconto de caso ou história da tradição Os projetos de linguagem escrita resulta em diferentes produtos: um livro sobre o tema pesquisado, produção de correspondências etc.

Seqüência de atividade: Pode-se eleger temporariamente, textos quem propiciem conhecer a diversidade possível existente dentro de um mesmo gênero, como por exemplo, ler o conjunto da obra de um determinado autor ou ler diferentes contos sobre dragões ou piratas, ou outras versões do mesmo conto.

Recursos didáticos e sua utilização

A organização do espaço físico deve ser aconchegante, com almofadas, iluminação adequada e livros, revistas etc.organizados de modo a garantir o livre acesso às crianças. Esse acervo deve conter textos dos mais variados gêneros, oferecidos em seus portadores textuais.Também produzidos pelas crianças: coletânea de contos,trava-línguas, jornais,etc.
Gravar conversas da roda de conversas para que o professor possa promover outras situações de interlocução na reformulação de novas perguntas, justificarem as opiniões e expliquem a informação que possuem. O gravador é um excelente instrumento como documento do que aconteceu para reflexão, avaliação e auxilia na prática do professor.

DICAS PARA CANTINHOS PARA SALA DE AULA


Cantinho da Leitura:

Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos.
Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho" que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática! É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor.

Cantinho da Música:

Sabemos que nem sempre é possível termos dentro de sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser mantido dentro das possibilidades. Sugerimos gravar em CDs ou Fitas Cassete diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno.
Temos várias sugestões de trabalho com músicas na Educação Infantil e estas são fundamentais sempre e não somente em aulas específicas de música, onde o tempo é muito limitado para a quantidades de atividades que podem ser realizadas.
Nesse mesmo cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.

Cantinho da Sucata:

Tudo que poderia ser lixo serve para você professor de Educação Infantil como um recurso de grande valia. Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material.

Cantinho das Dramatizações:

Imagine um baú repleto de chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas.

Cantinho dos Jogos:

Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas por exemplo e colecionando-os numa caixa também separada.

Brinquedoteca:

E a sugestão dada aqui é que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problemas, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras.
Um bom observador pode descobrir muito dos alunos através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre.

A básica "chamadinha":

Na sua "chamadinha" básica além dos nomes e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você pode incluir algo importante do dia: Uma notícia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua "chamadinha" sempre que necessitar não somente na hora da entrada.

ESTILOS DE APRENDIZAGEM.



Observe as crianças brincando, interagindo, e aprendendo e uma coisa vai ficar muito clara. Algumas crianças gostam de aprender as coisas de um certo modo enquanto que outras se sentirão mais confortáveis aprendendo a mesma, mas de uma maneira totalmente diferente.Essa "maneira" individual pela qual a criança prefere aprender é, na essência, o Estilo de Aprendizagem dela.Por exemplo: As Crianças que gostam que leiam histórias para elas podem ter um Estilo de Aprendizagem diferente daquelas que preferem brincar com Blocos de Construção (tipo Lego), ou Cantar músicas, ou simplesmente Brincar com as outras crianças. Assim, conhecendo que tipo de abordagem é a mais adequada para seu filho ou aluno, vai ficar muito mais fácil para você criar experiências educacionais muito mais eficazes, divertidas, e ainda fazer desse processo um ato de prazer.


O Que é um Estilo de Aprendizagem?


Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único. Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado. Só lembrando, Estilos de Aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com Blocos de Construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo cantando músicas como a Canção do ABC. Atualmente, existem pelo menos
Sete Estilos de Aprendizagem identificados: 

****Físico (indivíduo que usa muito a expressão corporal)
****Interpessoal (indivíduo extrovertido)
****Intrapessoal (indivíduo introspectivo)
****Linguístico (aqueles que se expressam melhor com palavras)
****Matemático (os que usam mais o pensamento/raciocínio lógico)
****Musical (se interessam mais por sons e música)
****Visual (exploram mais o aspecto visual das coisas)


Como São usados os Estilos de Aprendizagem?


Para exemplificar melhor, conhecendo o Estilo de Aprendizagem da criança você, ou o professor dela, estarão aptos a criarem programas educacionais que serão mais personalizados, mais motivantes e significativos no que diz respeito a eficácia e assim com resultados muito melhores. Crianças adquirem conhecimento e absorvem o que aprenderam quando aquele assunto ou habilidade em jogo é ensinado a elas de um modo que há empatia entre a mesma e o tema abordado. Descobrir o Estilo de Aprendizagem da criança é descobrir como ensinar-lhe com mais eficiência e resultados.


Físico:


As Pessoas com estas características são os inquietos, os fuçadores, os desmontadores de equipamentos e brinquedos, os que querem saber como funciona e ver por dentro, os que não conseguem ficar sossegados em seu lugar. Eles são pessoas que não conseguem ficar sentadas por muito tempo. Eles simplesmente raciocinam melhor quando seus corpos estão em movimento. Eles interagem melhor com o mundo através do contato manual e corporal. Os "Aprendizes" físicos adoram esportes, inventar, construir e dançar. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com atividades de expressão corporal, manipulando e tocando objetos, realizando exercícios, etc. Eis alguns exemplos de profissionais com estas características; Dançarinos, Atletas Profissionais, Cirurgiões, Mecânicos, Construtores, e todos os tipos de Artíficies em todas as áreas.


Resumo:

. Aprendem mais tocando e manipulando objetos

. Se sentem melhor aprendendo em movimento

. Tem boa coordenação motora e habilidade física

. Se ficam parados por longos períodos não pensam direito

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações

. Inclua aulas virtuais em computadores

. Alterne seções teóricas e práticas durante a aula.


Intrapessoal:


São as pessoas solitárias, aquelas que marcham conforme o ritmo da sua própria conveniência, e podem ser descritas pelos outros como tímidas. Estas pessoas não são anti-sociais, eles apenas pensam melhor quando são deixados à vontade para ditarem seu próprio ritmo. Elas se relacionam melhor com o mundo sob uma ótica independente e através da auto-reflexão. Atividades que pessoas assim gostam e são bem sucedidas inclui escrever, pesquisar e explorar a Internet. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação na escola, os aprendizes Intrapessoais obterão melhores resultados com atividades onde possam trabalhar sozinhos, projetos independentes, e trabalhos de pesquisa. Alguns exemplos de profissões para pessoas com este perfil são Psicólogos, Escritores, Filósofos, Programadores de Computador, etc.



Resumo:


. Rendem mais trabalhando sozinhos

. São persistentes e tentam várias alternativas para resolver problemas

. Tem um raciocínio lógico muito apurado e são reflexivos

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos independentes com eles

. São pesquisadores natos, use e abuse de trabalhos de pesquisa

. Trabalhos em grupo só em último caso, preferem seguir seu próprio caminho.


Interpessoal:


São as pessoas conhecidas com os ajudantes de plantão, os assistentes comunitários, os autênticos carregadores da equipe. Elas conseguem o melhor de si quando podem defender suas idéias e podem ajudar os amigos a resolverem problemas. Elas se relacionam melhor com o mundo através de suas interações com os outros e um entendimento de como as pessoas trabalham em grupo. As atividades onde terão melhores resultados são equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos. Quando estão assimilando novas informações ou desenvolvendo sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Jogos em Equipe, Trabalhos de Pesquisa em Grupo, ou trabalhando em pequenas equipes. Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Conselheiros, Advogados, Professores, Políticos, Treinadores, Executivos, e Artistas tai como; Atores, Comediantes, etc.


Resumo:


. Rendem mais trabalhando em grupos

. Gostam de ajudar, ouvir e dar opiniões. Adoram viver rodeados de gente

. São organizadores natos de eventos e festas

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos em grupos com eles

. São excelentes ouvintes

. Organize trabalhos onde possam lidar com o público, debates, entrevistas.


Linguístico ou Verbal:


São as pessoas conhecidas como os comedores de livros, os artesões das palavras, e pessoas que sempre sabem o vão falar. Estas pessoas são aquelas que causam impacto quando se expressam através de palavras faladas ou escritas. Elas se relacionam melhor com o meio através da linguagem. Estes indivíduos podem obter melhores resultados com atividades que incluam o uso da palavra falada, escrita de Poemas e leitura Literária. Quando estão aprendendo ou construindo sua capacitação profissional, elas se beneficiarão mais como Contadores de Histórias, Conferencistas, na condução de Entrevistas, Leitura e Escrita. Algumas profissões de pessoas com essa natureza são Autores de Peças de Teatro ou Novelas, Jornalistas, Conferencistas, Redatores de Publicidade, etc.


Resumo:


. Adoram ler e contar histórias

. Tem uma excelente memória e capacidade de organizar tramas literárias

. Tem boa fluência verbal e facilidade para se expressar

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos literários com eles, vão adorar

. Realize concursos para redação de textos publicitários

. Realize debates de temas polêmicos, criação de uma peça de teatro, etc


Matemático:


São as pessoas conhecidas como os gênios matemáticos, os apaixonados por jogos, e os seguidores e defensores das teorias Científicas. Isto não quer dizer que para concordar com alguma coisa esta precise ser provada cientificamente, isto significa apenas que eles pensam de acordo com o padrão lógico. Sua relação com o mundo é melhor através do Raciocínio, Números, Padrões e Sequências. As atividades que melhor de identificam com eles incluem contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos. No desenvolvimento de sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Experiências Científicas, Acompanhamento passo-a-passo de processos, e usando cálculos matemáticos. Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Cientistas, Matemáticos, Advogados, Contadores, etc.


Resumo:

. Adoram tudo que esteja relacionado com números

. Gostam de jogos de todos os tipos

. Tem um raciocínio lógico muito apurado

. Conseguem assimilar facilmente a realização de processos complexos

Dicas para ensiná-los melhor:

. Ao ensiná-los é preciso que os assuntos tratados possam ser comprovados

. São relutantes em aceitar as leis da tradição. Sem provas, nada feito

. Realize projetos onde possam organizar e classificar coisas e objetos

. Realize projetos de pesquisas científicas ou comportamentais


Musical:


São aquelas pessoas que vivem cantando ou entoando algum som mesmo com a boca fechada, os cantores e aqueles descritos com tendo um ouvido musical. Vêem sons em tudo. Eles podem não serem os melhores cantores ou músicos, mas eles tem uma habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não. Sua relação com o mundo é através dos sons e ritmos sonoros. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas são ouvir músicas, tocar instrumentos, interpretar sons, e cantar. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais escrevendo letras e canções para músicas, tocando instrumentos para acompanhar seus trabalhos ou de outros, ou desenvolvendo projetos de multimídia. Eis alguns exemplos de profissionais que aplicam seu Estilo Musical no trabalho são Cantores, Músicos, Maestros, Engenheiros de Sons, Produtores Musicais, Web Designers, etc.


Resumo:

. Adoram tudo que esteja relacionado com sons e músicas

. Gostam de cantar, interpretar e escrever músicas

. Tem um ouvido muito sensível para interpretar todos tipos de sons

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos para criação teatros musicais

. Realize projetos onde possam escrever letras para músicas já existentes

. Realize projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais

. Realize projetos para criação de trabalhos em multimídia


Visual:


Estas pessoas são os modernos Picassos e Renoirs, os grafiteiros e rabiscadores, e indivíduos que tem um talento natural para as cores e para harmonizar ambientes. Os indivíduos Visuais parecem ter um senso artístico que faz com que tudo criem pareça agradável aos olhos. Sua relação com o mundo é através de pinturas e imagens. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas incluem pintura, escultura, e a criação de artes gráficas. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com desenho e criação de diagramas inclusive gráficos, leitura cartográfica, criação de mapas, ou realizando demonstrações Eis alguns exemplos de profissionais que aplicam seu Estilo Visual no trabalho são Arquitetos, Pilotos, Marinheiros, Pintores e Escultores, Web Designers, Criadores de Anúncios Visuais, etc.


Resumo:

. Tem uma grande facilidade para organizar com harmonia ambientes

. Obras de arte, pinturas, gravuras, cores, seu mundo é quase só isso

. Para aprender precisam ver o trabalho sendo realizado

. São artistas plásticos em potencial

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos onde possam criar cenários para peças de teatro

. Faça um projeto para a criação de um Site para a turma ou escola

. Peça para que criem apresentações multimídia dos trabalhos da escola

. Realize projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte

. Use e abuse de ilustrações, gráficos, slides, filmes, etc, em suas aulas.


PERGUNTA FREQUENTE....


Meu ALUNO pode ter mais de um Estilo de Aprendizagem?
Sim. Cada indivíduo está apto a usar todos estes diferentes métodos durante seu aprendizado, portanto todas as pessoas são capazes de usar todos os Estilos de Aprendizagem. No entanto, o mais comum é que a pessoa tenha um ou dois Estilos que trabalham melhor para ela quando estão aprendendo. Assim, há o Estilo primário (o dominante) e o secundário.



Estilos de Aprendizagem - Bibliografia


Kolb, David A. 1984. Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, N.J. Smith, Donna M., and David A. Kolb. 1986. The User's Guide for the Learning-Style Inventory: A Manual for Teachers and Trainers. McBer & Company. Boston, MA.





MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM



O professor deve lançar mão de recursos que levem o aluno à motivação para que a aprendizagem ocorra, realmente, de maneira eficaz. Será possível ainda formar cidadãos éticos e interessados no saber?
Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam.Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.
Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender.
O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:


• Dar tratamento igual a todos os 
alunos;

• Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;

• Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;

• Ser paciente e compreensivo com o aluno;

• Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;

• Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;

• Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;

• “Acolher” realmente o aluno;

• Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;

• Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;

• Fazer de cada aula um momento de real reflexão;

• Ter expectativas positivas acerca do aluno;• Saber ouvir o aluno;• Não ridicularizá-lo jamais;

• Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;

• Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;

• Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;


********O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.
É ISSO AÍ QUERIDAS PROFESSORAS...VAMOS....NOS DEDICAR...E ENCARAR ESTE ANO, SEMPRE ACOLHENDO NOSSOS ALUNOS COM CARINHO .....
BEIJOS ATÉ AMANHÃ............

DIFICULDADE OU PROBLEMA

Dificuldade ou Problema?

Fique atento! 
 Alunos com Dificuldades ou Problemas de Aprendizagem?

 Visualize agora a sua turma e responda rápido: você tem alunos com dificuldades ou com problemas de aprendizagem? ! 

Se você ficou na dúvida, não se desespere, é compreensível, afinal com tantas nomenclaturas e definições controversas fica difícil encontrar o significado coerente para o termo. 

Simplificando seria assim: um aluno com desordem neurológica ou psiquiátrica seguramente terá dificuldades para aprender qualquer coisa e consequentemente apresentará também problemas de aprendizagem em tudo o que for proposto. Já um aluno dito “normal” poderá ter problemas com a tabuada, pois não conseguiu elaborar corretamente o conceito da multiplicação, porém, se forem feitas as devidas intervenções pedagógicas esse mesmo aluno conseguirá superar este problema e seguirá adiante no que for ensinado. Percebeu a diferença? Um problema de aprendizagem é temporário, já uma dificuldade de aprendizado é duradoura. Na Escola encontraremos alunos com Deficiência Intelectual (capacidade intelectual inferior à média), que apresentam dificuldade de aprendizado e alunos com problemas de aprendizado nos mais variados conteúdos. O fato é que em uma turma de 40 alunos, existem 40 indivíduos com ritmos, interesses e fisiologia distintos uns dos outros e, portanto, jeitos diferentes de aprender. Esses “jeitos diferentes de aprender” são também conhecidos como Estilos de Aprendizagem que nada mais são que o modo como esse indivíduo se comporta enquanto está aprendendo. 

 Os Estilos de Aprendizagem são: 
 Cinestésico: quando se utiliza da expressão corporal e a manipulação de objetos; 
Visual: quando é utilizado textos, livros, gráficos, fotos, diagramas, desenhos, provas escritas; 
Auditivo: quando é utilizado fala, sons e músicas Encare do seguinte modo, ao adotar um determinado estilo de aprendizagem estou escolhendo a melhor forma de processar o conhecimento novo que estou recebendo. 

Assim ao conhecer o estilo de uma pessoa você saberá qual será a forma mais fácil e a mais difícil dela processar qualquer conhecimento. Na Escola somos cobrados dentro de um único estilo: o Visual, assim todos os alunos que se enquadram neste estilo, seguramente tirarão excelentes notas. Já os alunos “cinestésicos” e “auditivos” terão os tão conhecidos problemas de aprendizagem. Já estou até vendo você perguntando: “Como então trabalhar na mesma sala com os dois grupos”? Fazendo, conforme diz Perrenoud, a “diferenciação pedagógica”. Ou seja, elaborar atividades que contemple os três estilos de aprendizagem. Pegando o exemplo da tabuada, o Professor pode ensinar a multiplicação cantando, criando jogos com a manipulação de objetos, utilizando exercícios escritos, jogos de computador. E os alunos com deficiência intelectual? Também serão beneficiados com a diferenciação pedagógica, já que não se sentirão discriminados, pois estarão realizando atividades com diferentes graus de desafio. Como levantar os estilos de aprendizagem dos meus alunos? Observe no dia a dia na hora da execução das tarefas, quais são os momentos, ou em quais atividades determinados alunos mostram-se mais eficientes em realizar a tarefa dada. Quando um conteúdo novo é apenas explicado quantos de fato conseguem compreender o que foi ensinado. Ao ajustar esse mesmo conteúdo e apresentar dentro de outro estilo de aprendizagem quantos alunos conseguem compreender? Anote esses dados e faça o mapeamento da sua turma, você ficará surpresa com os resultados. Elaborar aulas levando em conta os estilos de aprendizagem e criar atividades diferenciadas dá trabalho? A minha resposta é: Muito mais trabalho dá, ter de lidar com problemas de aprendizagem, pois tanto o aluno quanto o professor ficam frustrados, extenuados e desmotivados, o que acaba gerando uma carga emocional negativa com todo o grupo. Já com o uso da diferenciação pedagógica, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem do grupo, as aulas transcorrem de modo mais vibrante, em constante movimento de trabalho e alegria. Afinal, desta forma, todos se veem como capazes e inteligentes.

 Roseli Brito Fonte: http://www.sosprofessor.com.br

ATENÇÃO PROFESSOR


PROCEDIMENTOS PARA A SUA SALA DE AULA

Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos. Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os procedimentos. A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem. Toda vez que o Professor desejar que algo seja feito, tem de existir um procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da tarefa. Alguns dos procedimentos que logo de início todo Professor deve ensinar aos alunos incluem:

 1. Entrada na sala de aula: Será em fila? Sozinhos ou acompanhados do Professor? Professor estará aguardando na porta para recebê-los? As carteiras estarão identificadas no primeiro dia? Cada um escolhe o lugar que quiser para sentar ?
 2. Saída no término da aula: 10 minutos antes do sinal todos devem começar a guardar o material e arrumar as carteiras? só depois que der o sinal é que será permitido começar a arrumar os materiais? Alunos saem em fila ou não ? Saem primeiro os meninos e depois as meninas? Saem todos juntos com o Professor? Saem apenas quando a sala de aula estiver em ordem? 
 3. Retorno do intervalo: Podem entrar ainda comendo o lanche e tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo? Podem mascar chicletes durante a aula? Podem levar garrafinhas de água para a sala? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula no horário estipulado? 
 4. Atraso e faltas: Qual a tolerância para o atraso? Após o prazo tolerado qual será a consequência? Quem a aplica? Em caso de falta como o aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para que o aluno coloque em ordem o caderno? 
 5. Mantendo o silêncio na sala: Para que os alunos se acalmem e prestem atenção no Professor é preciso criar um sinal para que eles saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma contagem regressiva do tipo 5, 4,3,2,1,0. 
 6. Como a aula será iniciada: Será com uma roda de conversa? Uma oração? Uma música? com o roteiro da aula já escrito no quadro negro? 
 7. Esclarecimento de dúvidas: O aluno deverá levantar a mão durante a explicação? Após a explicação? Deverá ir até a mesa do Professor após a explicação? O Professor irá até a carteira do aluno esclarecer? Haverá um plantão de dúvidas após a aula? 
 8. Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo: Serão aceitos ou não? A pontuação sofrerá alteração de quanto? Como os trabalhos devem ser entregues: digitados ou manuscritos? 
 9. Trabalhos em grupos: Os grupos serão sorteados pelo Professor ou os alunos poderão escolher quem quiser? Os grupos serão de quantos alunos? Caso um dos integrantes não esteja se empenhando? No caso de plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o aluno?
 10. Bullying: Os alunos que estiverem sofrendo intimidações dos colegas podem recorrer a quem? Quando ? Onde? Qual será a abordagem adotada para com o aluno agressor e o agredido? 

ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS:
 Muitos dos problemas de comportamento na sala de aula são causados pela falha em ensinar aos alunos como seguir os procedimentos. O Professor tem de aprender como efetivamente, criar procedimentos e fazer com que os alunos os pratiquem. Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:
 
EXPLIQUE: Esclareça, explique e demonstre o procedimento;
PRATIQUE: Faça-os praticarem e praticarem sob sua supervisão;
REFORCE: Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o aluno Se a sua sala de aula já tem procedimentos implementados, essas dicas vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se a sua sala de aula ainda não tem os procedimentos, saiba que você precisa implantá-los com urgência. 

 Roseli Brito Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Para estabelecer a harmonia



 O ambiente escolar é o local para a criança experimentar pela primeira vez como é viver em sociedade, sem ter os pais ou responsáveis como as figuras que atendem e resolvem as vontades e dificuldades. É nesse período em que os pequenos aprendem a lidar com as diferenças e a respeitá-las. Mas, além disso, é também o momento em que percebem que existem outras estratégias para satisfazer suas necessidades, como agressões, xingamentos, mordidas e choros. Lidar com esse tipo de comportamento pode parecer difícil, mas é por meio de tais sinais que é possível estabelecer a boa convivência e o respeito às regras.

Não importa a idade, as regras e os limites fazem parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com as mesmas.

Saber que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma constante na vida, seja em que etapa dela se vive.

Por isso, as crianças, desde bem pequenas, devem aprender a conviver com os combinados, os limites, pois não há como passar uma vida fazendo tudo como se quer, na hora que se quer, do jeito que se quer, com as pessoas que se quer.

Os combinados da turma

Fazer combinados não significa apenas captar a opinião dos alunos e construir um cartaz bonito com as responsabilidades do grupo. Significa também uma mudança de postura por parte do educador. O professor precisa abandonar os velhos métodos autoritários e se propor a construir uma relação afetiva com sua turma. Precisa estar disposto a ouvir, a respeitar cada criança, a conquistar a confiança da turma. Precisa estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver moralmente, em vez de causar apenas humilhação e revolta. Agindo assim, normalmente o professor leva mais tempo para conquistar o respeito da turma, porém, quando essa conquista ocorre ela é permanente, pois o professor atinge uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas numa verdadeira relação de confiança e admiração pelo mestre. Quando educamos as crianças para se comportar bem em função do medo de receber punição, corremos o risco de formar pessoas capazes de obedecer quando são vigiadas, mas que agem de forma anti-ética quando "ninguém está olhando". Os combinados ajudam a criar uma cidadania autêntica e não apenas um jogo de hipocrisia social onde o que vale é a aparência de bondade.

A sala de aula é um reflexo da bagagem que o aluno traz de casa. Se uns não dão trabalho, sabem se comportar e ter disciplina, outros acreditam que estão na própria sala de estar, onde fazem o que querem. Por isso, é importante estabelecer regras desde o primeiro dia, para evitar a indisciplina.

O ambiente de uma sala de aula de Educação Infantil deve ser agradável e prazeroso, de maneira que promova relações estimuladoras de desenvolvimento da criança com o professor, com os estudos, com outras crianças e com as regras.

A maneira de conduzir a relação entre os alunos, interagir com eles e propor as atividades interfere na aprendizagem.


Algumas orientações para a construção dos combinados:

- A atividade de construção de regras deve acontecer na primeira semana de aula.
- O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças.
- Faça uma roda com os alunos para que todos possam olhar uns aos outros. Cada criança é orientada a falar o que acha que deve ser permitido ou não na escola, e a professora faz a mediação dos comentários.
- As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e se sintam responsáveis por elas. Detalhe! Todas as crianças têm o direito de opinar e devem ser incentivadas a isso.
- As regras devem ser fixadas na sala de aula, em lugar visível a todos os alunos.
- Não basta construir as regras. Devem ser retomadas, periodicamente, para que as crianças aprendam a avaliar o que foi combinado e o que está ou não acontecendo.
- Os professores devem destacar as regras que estão sendo cumpridas, elogiar a turma e levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras sejam cumpridas”?
- Levantar as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral e também levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras não estejam sendo cumpridas”?


O professor sai da condição de tutor das regras e oferece aos alunos a responsabilidade da resolução como mediador, relembrando-os de que, o que vale para um vale para todos aqueles que, por ventura, também burlarem tal combinado.  A consequência do não cumprimento do combinado é igual para todos.

Para além da disciplina e da punição, os combinados ou regras, devem centrar-se em estratégias de negociação, de apoio à construção de convicções acerca do relacionamento interpessoal.

Mais do que apresentar regras para as crianças, o importante é perceber a elaboração mental que cada criança faz como são internalizadas, que impacto existe em suas vidas, que significado e importância possuem.


Disciplina é um valor que deve ser cultivado

Segundo o educador Celso Antunes “a disciplina precisa ser transformada em valor, para que seja vista como uma qualidade humana, imprescindível à convivência e fundamental para as boas relações interpessoais. A disciplina não pode, jamais, chegar ao aluno como uma ordem, um castigo, um imperativo que partindo do mais forte, dirige-se ao oprimido em nome de seu conforto pessoal, mas como ‘produto’ de debate, reflexão, estudo de caso e análise onde se descobre a hierarquia de povos disciplinados sobre clãs sem mando ou sobre sociedades oprimidas”.